Início / Versão completa
Destaque

Operação Castanheira II: 61º Batalhão de Infantaria de Selva do Juruá participa de ação nas fronteiras

Por Redação O Juruá em Tempo. 11/06/2022 08:29 Atualizado em 11/06/2022 19:53
Publicidade

Do dia 06 a 10 de junho, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva desencadeou a Operação Curaretinga (Castanheira II), que visa intensificar a presença do Exército Brasileiro nas fronteiras dos estados de Rondônia e Acre, combatendo os delitos transfronteiriços e ambientais ao longo de 3.680 Km de fronteiras.

Publicidade

A operação teve ações fluviais e terrestres desenvolvidas pelo Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Acre / 4º BIS); Comando de Fronteira Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Rondônia / 6º BIS); e Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá / 61º BIS).

Participaram dessa ação cerca de 600 militares, 9 embarcações e 38 viaturas do Exército Brasileiro. Para realizar a operação foram articuladas integrações com Instituições Federais, Estaduais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos Estados de Rondônia e do Acre, totalizando o efetivo de 96 agentes empregados, dentre os quais: Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, Polícia Militar e Civil (PM/PC) dos estados do AC e de RO; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre.

Nessa operação foram implantados além de Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), Postos de Bloqueio e Controle de Vias Urbanas (PBCVU), Postos de Bloqueio e Controle Fluviais (PBCFlu) e Patrulhas Motorizadas (Pa Mtz), também foram realizadas inspeções em embarcações e veículos e revistas em pedestres e ciclistas. Foram apreendidos dragas, embarcações, motor de popa, combustível, equipamentos eletrônicos e arma de fogo.

Publicidade

No que diz respeito a participação da mão amiga durante a operação, foram realizadas Ações Cívico Social (ACISO) nas localidades de Nova Mamoré (RO) e na Terra Indígena Puyanawa (AC). As comunidades receberam atendimento médico e odontológico e participaram de um momento cívico em escolas.

De acordo com a comunicação social do C FRON Juruá / 61° BIS, o resultado dessas ações da Brigada Príncipe da Beira contribuiu para a diminuição no índice de delitos transfronteiriços e ambientais. E, além disso, a operação foi importante para estreitar os lações de amizade entre a Força Terrestre, Órgãos de Segurança Pública, Agências Ambientais e a população local.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.