Ícone do site O Juruá Em Tempo

Expoacre 2022: cerca de 200 pessoas são barradas na 1ª noite de feira sem carteirinha de vacina

Cerca de 200 pessoas foram barradas na entrada do Parque de Exposições Wildy Viana, onde ocorre a Expoacre 2022, nesse sábado (30), por falta do comprovante de vacina ou teste negativo de Covid-19 na primeira noite de feira. Equipes da Vigilância Sanitária Estadual montaram três barreiras sanitárias para fiscalizar as entradas.

Na última sexta (29), governo editou o decreto com as medidas preventivas contra a Covid-19 e retirou a exigência do uso de máscara para permanência e circulação no parque durante as nove noites da feira. A mudança foi publicada na edição de sexta do Diário Oficial do Estado (DOE).

Outra mudança foi com relação ao esquema de vacinação exigido para entrada na feira agropecuária. Antes, o governo tinha determinado que era obrigatória a apresentação da carteira com esquema vacinal completo, exigindo que pessoas com idade acima dos 18 anos tivessem a 3ª dose do imunizante.

Com a mudança do decreto, agora é exigido somente a 2ª dose para maiores de 12 anos. Ou, a apresentação de resultado negativo para a doença feito 24h antes da abertura do evento.

Contudo, o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, José Ribamar de Souza, explicou que algumas pessoas esqueceram a carteira de vacina, outras tinham tomado apenas a 1ª dose e teve gente também que não tomou a vacina e também não apresentou o resultado negativo para a doença.

“Teve situações diversas. Pessoas que tomaram uma dose, que não levaram a carteirinha, umas apresentaram o ConecteSUS, mas a internet estava muito lenta e enquanto não funcionava a gente não deixava a pessoa entrar. Quando a pessoa tinha uma dose a gente conversava e conscientizava a pessoa se imunizar”, destacou.

O gerente falou que, no caso dessas pessoas que tinham tomado apenas a 1ª dose, as equipes orientaram e levaram a pessoa até um ponto de imunização dentro do parque para tomar a 2ª dose. “A gente levava a pessoa, acompanha e deixo dentro do posto de saúde”, confirmou.

Sair da versão mobile