29.9 C
Juruá
sábado, maio 18, 2024

Com aviso laranja, Inmet alerta para chuvas fortes com ventos intensos no Acre

Por g1.

- Publicidade -

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja e amarelo de tempestade para todo o Acre, com validade até as 10h deste domingo (9). O aviso foi publicado neste sábado (8).

A previsão é de chuva entre 30 e 100 milímetros de chuva, além de ventos intensos, que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Inmet alerta para chuvas fortes com ventos intensos no Acre — Foto: Reprodução

Inmet alerta para chuvas fortes com ventos intensos no Acre — Foto: Reprodução

No caso do alerta laranja, de perigo de temporal, é para nove cidades do Acre, entre elas: Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus e Tarauacá. Já o aviso amarelo, de perigo potencial de chuvas intensas, é para as demais cidades acreanas.

Este período no Acre é marcado por fortes tempestades, que podem, inclusive, causar danos. Na última quinta-feira (6), um bebê de seis meses morreu após ser arremessado junto com o telhado de uma casa durante um forte vendaval que caiu em Rio Branco. O acidente ocorreu no Ramal Novo Horizonte, no bairro Vila Acre.

A Defesa Civil Municipal chegou a divulgar que foram atendidas até essa sexta-feira (7), mais de 40 ocorrências de desmoronamento, destelhamentos, quedas de árvores e vistoriais técnicas em edificações e árvores. A previsão era que mais de 150 imóveis foram atingidos na capital por conta do temporal.

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
- Publicidade -
Copiar