Início / Versão completa
Acre

Fortes chuvas em Cruzeiro do Sul elevam o volume das águas no rio Juruá

Por Redação O Juruá em Tempo. 23/01/2023 14:35 Atualizado em 26/01/2023 09:02
Publicidade

Nesta segunda-feira (23), o Rio Juruá atingiu a cota de alerta e marcou 12,15 metros. Assim, a Defesa Civil Municipal está reforçando o monitoramento em áreas de risco e realizando vistorias nos bairros Lagoa, Miritizal e nas proximidades da Ponte da União, pontos que, geralmente, são atingidos mais rapidamente pelas águas.

Publicidade

De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, já foi preparado um plano de contingência, caso as famílias que moram em áreas de alagamento precisem de apoio.

“Desde 2021, quando assumimos a prefeitura, que temos nos preocupado com essa situação e feito um trabalho com muita atenção e cuidado. São muitas famílias atingidas todos os anos, por isso, estamos monitorando e de prontidão, dia e noite, com o nosso pessoal da prefeitura, sempre dispostos pra ajudar”, disse.

O coordenador municipal da Defesa Civil da cidade, José Lima, alertou que há risco de enchente até o mês de abril e afirmou que, até o momento, nenhuma família precisou ser retirada de sua casa. “Tivemos uma subida bem razoável durante à noite de 20 centímetros. Com isso, a gente já começa a aumentar nosso monitoramento”, destacou.

Publicidade

Ainda segundo o coordenador, as famílias só começam a ser retiradas de suas moradias, quando o rio ultrapassa a cota de transbordo, de 13 metros. “No bairro da lagoa já temos a água chegando nos quintais, causando algum transtorno, mas as primeiras famílias só começam a ser retiradas quando o rio alcança mais de 13 metros e 30 centímetros “, acrescentou.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.