Início / Versão completa
Acre

Irregular desde que foi inaugurada, Arena da Floresta é interditada pela Justiça do Acre

Por ge. 14/01/2023 09:40 Atualizado em 17/01/2023 08:17
Publicidade

Com base em diversas irregularidades apontadas por documentos do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), a juíza de Direito Zenair Ferreira Bueno, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Rio Branco, determinou nesta sexta-feira (13), de maneira liminar, a interdição da Arena da Floresta. O Estado tem 30 dias úteis para recorrer.

Publicidade

A Ação Civil Pública foi ingressada pelo promotor Alekine Lopes dos Santos, da 1ª Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do MPAC.

Entre as falhas apontadas por relatórios emitidos pelo MPAC desde 2011, a praça esportiva não possui o termo Habite-se, documento essencial para atestar a segurança predial e autorizar seu uso, além de necessitar de licença ambiental, alvará do Corpo de Bombeiros que comprove a adequação à prevenção de incêndios e pânico e disponibilidade de elevador em operação efetiva e garantia de acessibilidade nas rotas de fuga.

– Especialmente em se tratando de local com amplo comparecimento da população para eventos desportivos, artísticos e culturais, possui o condão de inviabilizar o funcionamento do recinto uma vez que não estão sendo atendidos os requisitos legais para tanto, sendo conveniente salientar, quanto a isso, que o Termo de Habite-se, de acordo com o artigo 53 da Lei Complementar Municipal no 48/2018, é documento de solicitação obrigatória quando da conclusão da obra licenciada com Alvarás de Licença para Construção ou de Regularização, sendo que nenhuma edificação poderá ser ocupada sem que seja procedida a vistoria pelo órgão competente do Município e expedido o respectivo Termo de Habite-se – destaca a magistrada em trecho da decisão.

Publicidade

A Arena da Floresta foi inaugurada em dezembro de 2006. Conforme informações que constam no processo do MPAC, nem o termo Habite-se parcial chegou a ser emitido desde a inauguração.

O texto da decisão da magistrada especifica ainda que a interdição ficará em vigor até a comprovação do cumprimento das exigências por parte do Estado do Acre, proprietário da Arena da Floresta. Foi estipulada multa de R$ 10 mil para cada dia de “descumprimento injustificado da decisão”, limitada à quantia de R$ 1 milhão.

A Arena da Floresta está fechada para reforma e não recebe jogos oficiais desde maio de 2022. A última partida oficial disputada no local foi pelo Campeonato Brasileiro Série D, empate por 1 a 1 entre Humaitá e Náutico-RR, no dia 8 daquele mês. Na última temporada, apenas 28,57% dos jogos do futebol acreano foram realizados no estádio.

Estado se posiciona

Através da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, o Governo do Estado se posicionou sobre a decisão. Confira a nota:

– A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes informa que já iniciou as adequações necessárias e tomou as medidas para atualização das licenças e dos alvarás. As ações visam garantir a segurança e acessibilidade ao público e atendem a determinação judicial –

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.