Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Coronel Ulysses cobra DNIT e Governo Federal por obras mal executadas e descaso histórico com a BR-364
  • Corrida com fantasia vai abrir programação oficial do Carnaval Cultural Magid Almeida
  • Navio Doutor Montenegro inicia nova etapa de atendimentos em Cruzeiro do Sul
  • Homem é assassinado a tiros no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul
  • A caminho da Maternidade, parto inesperado acontece dentro de carro de aplicativo; veja vídeo
  • Lula diz que agora é amigo de Trump: “Foi amor à primeira vista”
  • Maisa rebate internauta que especulou procedimento estético: ‘Um toque pra galera’
  • ‘Tenho a impressão de que os haters da extrema direita estão mais calmos’, diz Bonner
  • Criminosos reagem à polícia, naufragam e abandonam 800kg de drogas
  • Jojo Todynho vira assunto por tamanho da cabeça após emagrecimento
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, fevereiro 7
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Entre gays e ateus, papa Francisco recebe jovens para papo espinhoso

Por Redação Juruá em Tempo.7 de abril de 20233 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Em um galpão descolado em Roma, dez jovens de 20 e poucos anos aguardam uma visita ilustre: ninguém menos do que o papa Francisco segue ao encontro deles. Enquanto o pontífice de 86 anos deixa a opulência do Vaticano cercado por seguranças, o grupo de nacionalidades e religiões variadas é tomado por uma inquietação em comum: será que eles poderão tirar uma selfie com Francisco? O desejo frugal, mas típico da geração Z, é um sintoma do que está por vir. A reunião que conduz o documentário Amém: Perguntando ao Papa (Espanha, 2023), lançado pela plataforma Star+, terá momentos descontraídos saborosos, mas não deixará de passar por temas espinhosos — afinal, trata-se de uma juventude que não se acanha em falar o que pensa, seja no Twitter ou diante do líder da Igreja Católica.

Quem sou eu para julgar?

“O senhor sabe o que é uma pessoa não binária?”, “Tem um celular?”, “Conhece o Tinder?” são algumas das questões levantadas na roda que provocam expressões impagáveis no rosto do pontífice. Em momentos mais emotivos, o papo toma rumos confessionais, como no relato de um rapaz abusado aos 11 anos por um sacerdote da Opus Dei — e que pede a ajuda direta de Francisco em sua busca por justiça. Ainda esquentam a conversa uma espanhola católica tradicional debatendo sobre aborto com uma argentina também católica, mas feminista; uma ex-freira peruana que se assumiu lésbica; e até um rapaz muçulmano da Nigéria que expõe as dificuldades de ser um imigrante africano na Europa.

Pai Nosso

Simpático e surpreendentemente antenado para um papa octogenário, Francisco ouve todos com paciência, em um exercício que atesta seu desejo de diminuir o largo abismo que só vem crescendo entre a fé católica e os jovens de hoje. “Francisco quer deixar a Igreja mais empática, mais humana e mais próxima da realidade que acontece fora dos templos”, disse a VEJA o jornalista espanhol e codiretor do documentário Jordi Évole.

O nome de Deus é misericórdia

A semente do filme surgiu em 2019, após uma entrevista do papa a Évole para o canal de TV espanhol laSexta. A conversa repercutiu pelo mundo ao trazer assuntos delicados à mesa, como aborto, direitos LGBTQIA+, abusos dentro da Igreja e a crise migratória na Europa. “Continuamos em contato com o papa e, no ano passado, lhe apresentamos a ideia do filme. Ele topou de cara”, conta Évole.

Segundo Marius Sánchez, também diretor do documentário, Francisco só fez uma exigência em relação aos jovens que seriam escolhidos: que falassem espanhol — língua materna do papa argentino. “Para nossa surpresa, ele não fez nenhuma objeção nem barrou qualquer assunto. Quando viu o filme, disse que gostou muito”, afirmou Sánchez a VEJA. O resultado, de fato, intriga e prende o público. Se Francisco já deixou claro seu trato acolhedor com a comunidade gay, a posição frontalmente contra o aborto se mantém intacta, por exemplo. “Por mais aberto que ele seja, não podemos esquecer que se trata de um padre católico”, ressalta Évole. O papa é pop, mas nem tanto.

Por: Veja Abril.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.