27.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 12, 2024

Pela primeira vez na história de Marechal Thaumaturgo, Prefeitura Municipal juntamente com o ICMBio realiza abertura de açudes na Reserva Extrativista

Por Redação

- Publicidade -


Os moradores da Reserva Extrativista do Alto Juruá (RESEX) – Setor Tejo, na zona rural do Município Marechal Thaumaturgo, tem realizado um sonho antigo: A construção de tanques (açudes) de piscicultura em suas propriedades.

Um sonho possível graças ao empenho e comprometimento da gestão municipal – administração Prefeito Valdélio Furtado, através da Secretaria Municipal de Agricultura, até o momento já construiu 16 (dezesseis) Tanques/Açudes, que vem ajudando nossos produtores rurais, tanto na criação de peixes, como também, possibilitando a implantação de irrigação para suas lavouras em épocas de estiagem.

Dessa forma, vale destacar a importância dessa ação para os moradores da reserva, visto que a construção dos tanques é mais uma opção de renda, além de ser essencial na alimentação da população ribeirinha. “É uma coisa muito importante, era o desejo do povo. Pois quem tem açudes com peixe tem a garantia da sua sobrevivência”, relatou Zé de Lopes, um dos moradores contemplados.

Durante o ano vigente, os trabalhos se iniciaram com uma grande vitória; a tão sonhada conquista do licenciamento ambiental dos órgãos responsáveis pela autorização da construção de tanques/açudes dentro da Resex Alto Juruá.

A conquista não foi nada fácil, foram necessárias inúmeras horas de trabalho de campo, com georreferenciamento dos locais, definindo os locais exatos e ideais, indicando o tamanho da área que seria inundada. Com a posterior coleta de dados de campo, partiu-se então para próxima etapa no escritório, onde foram elaborados pela equipe técnica os projetos de licenciamento, justificando a construção desses tanques dentro da unidade de conservação, junto com relatórios de impacto ambiental. Por fim, procedeu-se a confecção de mapas constando os croquis de acesso e localização de 51 locais, foram habilitados para a construção de tanques.

- Publicidade -
Copiar