24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Confira o que abre e o que fecha no feriado de aniversário do Acre

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Construção do Palácio Rio Branco foi um marco para a construção civil no  Acre | Confea | G1

Nesta quinta-feira (15) é comemorado o aniversário da oficialização do Acre como estado brasileiro, e a data está na lista dos feriados definidos pelo governo. Com isso, apenas serviços essenciais, como saúde, segurança e abastecimento de água, estarão disponíveis.

Além do feriado na quinta, o governo também decretou ponto facultativo na sexta-feira (16) por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 30 de maio.

A data relembra a assinatura da lei que elevava o território federal do Acre à categoria de estado em 15 de junho de 1962. O então presidente João Goulart sancionou a lei criada pelo deputado federal Guiomard dos Santos.

Nesses dias, a administração pública e estabelecimentos não vão abrir e o atendimento será retomado na segunda-feira (19). Veja como funcionam alguns locais na capital acreana neste feriado:

Bancos

As agências bancárias fecham nesta quinta-feira (15) e abrem normalmente na sexta-feira (16).

Órgãos públicos

A Organização em Centros de Atendimento (OCA) não vai funcionar na quinta (15) e sexta (16) e volta com os atendimentos na segunda-feira (19). Da mesma forma ocorre no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e demais repartições públicas.

Já as unidades de atendimento em saúde, sendo elas o Hospital das Clínicas, atendimento médico especializado, serviço de apoio diagnóstico, setores de internação, centro cirúrgico, UTI, central de agendamento de cirurgias e hospital mantêm o funcionamento normal.

Na Segurança Pública, as delegacias também seguem com o atendimento normal durante o feriado.

Judiciário

O Tribunal de Justiça não terá atendimento ao público na quinta (15) e na sexta retoma o atendimento normal. O órgão, tanto no primeiro, quanto no segundo grau de jurisdição e área administrativa, vai funcionar apenas em regime de plantão para casos considerados urgentes como, por exemplo, liminar, habeas corpus, entre outros.

Os prazos processuais que iniciem ou se completem durante o feriado ficam, automaticamente, prorrogados para o dia seguinte útil, no caso, a sexta (16).

Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Acre (Correios) informou que não haverá expediente apenas na quinta. Na sexta, as agências abrem normalmente.

Via Verde Shopping

A assessoria de comunicação do Via Verde Shopping informou que as lojas funcionarão no horário de feriado, de 13h às 21h, e a praça de alimentação de 11h às 21h. O cinema vai abrir de acordo com a programação de filmes da semana. Na sexta, o funcionamento volta ao normal, das 10h às 22h.

  • Fonte: g1 AC.
- Publicidade -
Copiar