31.4 C
Juruá
domingo, junho 23, 2024

Estudante da Escola Dom Henrique Ruth, será a representante do Acre no Concurso Jovem Senador 2023

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O programa Jovem Senador abrange jovens de todo o país, sendo uma ótima experiência para os estudantes, pois incentiva a participação cívica e o interesse pelos assuntos públicos.

Dessa forma, a estudante de 16 anos, que reside em Cruzeiro do Sul, venceu a etapa estadual e deverá participar da Semana da Vivência Legislativa juntamente com os vencedores dos 26 estados do Brasil. O evento acontecerá entre os dias 21 e 25 de agosto, no Senado Federal, em Brasília.

Ana Sophie Silva dos Santos, tem 16 anos e é estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul.

O concurso envolve três etapas, a primeira é a seleção do estudante nas escolas, a segunda é a estadual, onde são selecionados três textos de todo o estado e encaminhados Brasília. Já a terceira é a etapa nacional, no qual são anunciados os vencedores de cada estado.

A jovem conta que seu incentivo veio por meio de sua mãe, que já participou do evento em outras edições como professora orientadora. ”Desde 2018 eu sonho com o concurso jovem senador, desde quando minha mãe foi como professora orientadora, quando ela chegou em casa me contando como foi a experiência. A partir daquele momento, eu tornei aquilo um sonho meu, e agora eu vou realizar. Vai ser uma enorme honra representar o meu estado”, relatou.

“Foi muito trabalho, noites em claro, muita orientação, muito papel rasgado para chegar ao resultado final, mas, hoje posso colher os frutos desse árduo trabalho”, disse a estudante.

Assim, a estudante juntamente com a sua professora orientadora, Maria Rocha, irão ao Distrito Federal onde ficarão cerca de uma semana, elaborando debates, elaboração de propostas de leis e simulações de votações.

O intuito é simular todo o processo, desde a posse e eleição da Mesa até a aprovação dos projetos. Caso as propostas sejam acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, seguirão para discussão e votação no Senado, assim como as propostas apresentadas pelos senadores.

Por fim, Rodrigo Moreira, assessor do Ensino Médio da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, destacou sua felicidade em ter uma aluna do Juruá, representando o Acre.

- Publicidade -
Copiar