25 C
Juruá
sexta-feira, abril 12, 2024

Fiocruz cria a 1ª vacina do mundo contra verme

Por redação.

- Publicidade -

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) criou a primeira vacina do mundo contra verme — a esquistossomose, popularmente chama da de barriga-d’água.

A vacina, chamada Schistovac (Sm14), foi desenvolvida com tecnologia brasileira, produzida no laboratório do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

O estudo da vacina foi fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o instituto e a empresa norte-americana Orygen Biotecnologia S.A. para o desenvolvimento e a produção do imunizante humano.

A vacina foi desenvolvida a partir do antígeno — ou a molécula contra a qual se deseja gerar uma resposta imune — descoberto e isolado no laboratório da Fiocruz.

Patente foi registrada em diversos países
Nos ensaios pré-clínicos em animais em laboratório, a vacina mostrou uma redução de mais de 90% da infecção de ratos e coelhos pelo Schistosoma mansoni.

Os resultados preliminares da última etapa do ensaio mostram que a vacina é segura e produziu resposta imune contra o S. mansoni, causador da esquistossomose.

Se for aprovada, a vacina será a primeira no mundo a proteger contra um verme.

A expectativa é que os resultados apresentados à Organização Mundial da Saúde (OMS) levem ao chamado pré-licenciamento, que seria um aval da entidade para a produção em escala e a aplicação do imunizante em áreas prioritárias.

- Publicidade -
Copiar