23.9 C
Juruá
domingo, março 3, 2024

CAPS promove atendimentos com crianças de Cruzeiro do Sul e dos municípios vizinhos

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza atendimento para todos os públicos, inclusive com pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. Os pacientes são encaminhados para o CAPS por médicos, pediatras e outros profissionais ou por demanda espontânea, ou seja, qualquer paciente que sentir necessidade, pode buscar os serviços. Vale ressaltar que as crianças devem estar acompanhadas dos genitores ou responsáveis.

“Se a criança vier encaminhada de um atendimento pediátrico, do médico especialista já será sanado muitas dúvidas, visto que os sintomas pode estar associada a uma causa física e, se ela for avaliada anteriormente, nos ajudará a darmos a continuidade do seu tratamento com maior complexidade e celeridade”, informou a enfermeira Keite Melo, enfermeira da unidade.

O critério de atendimento estabelecido pelo CAPS são crianças que possuem transtornos mentais graves e sofrimento psíquico intenso, necessitando assim, de avaliações multiprofissionais com psicólogos e terapeutas ocupacionais. O primeiro atendimento é destinado ao acolhimento, no qual é realizado a coleta de informações e, posteriormente, serão encaminhados para o fluxo da unidade por meio de dois grupos terapêuticos e do plano terapêutico singular.

Relacionado a demanda dos municípios vizinhos, a equipe do CAPS recomenda as famílias que necessitarem de atendimento, avaliações psicológicas e laudos para suas crianças, que venham para Cruzeiro do Sul com suporte, disponibilidade e condições de passar algumas semanas, pois os encontros são realizados semanalmente, sendo necessário o acompanhamento dos genitores.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!