24.7 C
Juruá
terça-feira, fevereiro 27, 2024

Países Buscam Conexão com Infovias de Fibra Óptica na Região Amazônica

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Vários países, incluindo Colômbia, Peru, Guiana Francesa, Suriname e Portugal, demonstram interesse em se conectar às infovias de fibra óptica que estão sendo implantadas na região amazônica brasileira, e seus representantes se reuniram em Manaus para discutir a parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Brasil.

A iniciativa, financiada pelo Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), visa melhorar a conectividade na região e promover o desenvolvimento, visto que a fibra óptica desempenha um papel fundamental na expansão das redes de comunicação e no acesso à internet de alta velocidade.

O projeto das infovias beneficiará a conectividade entre países vizinhos, a exemplo da Colômbia, que deseja conectar a cidade de Leticia aos cabos que, até fevereiro de 2024, ligarão Tefé a Tabatinga (no estado do Amazonas), o que contribuirá para a integração digital da região. O Peru também demonstrou interesse nessa conexão.

O investimento de R$ 2 bilhões é suficiente para implantar oito infovias e mais 2 mil quilômetros de cabos além do previsto.

Entre Santarém (PA) e Manaus, nove municípios já estão conectados e funcionando com as infovias. A fibra óptica terá um impacto positivo na telefonia e no fornecimento de internet para escolas, hospitais, órgãos públicos e praças. Para residências, a conexão será disponibilizada pelas operadoras de telefonia.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que o estado está disposto a cooperar com a iniciativa no que for preciso, incluindo a implantação de infraestrutura para antenas e estruturas.

- Publicidade -
Copiar
error: Alert: O conteúdo está protegido !!