Início / Versão completa
Brasil

Países Buscam Conexão com Infovias de Fibra Óptica na Região Amazônica

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo. 20/09/2023 16:32
Publicidade

Vários países, incluindo Colômbia, Peru, Guiana Francesa, Suriname e Portugal, demonstram interesse em se conectar às infovias de fibra óptica que estão sendo implantadas na região amazônica brasileira, e seus representantes se reuniram em Manaus para discutir a parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Brasil.

Publicidade

A iniciativa, financiada pelo Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), visa melhorar a conectividade na região e promover o desenvolvimento, visto que a fibra óptica desempenha um papel fundamental na expansão das redes de comunicação e no acesso à internet de alta velocidade.

O projeto das infovias beneficiará a conectividade entre países vizinhos, a exemplo da Colômbia, que deseja conectar a cidade de Leticia aos cabos que, até fevereiro de 2024, ligarão Tefé a Tabatinga (no estado do Amazonas), o que contribuirá para a integração digital da região. O Peru também demonstrou interesse nessa conexão.

O investimento de R$ 2 bilhões é suficiente para implantar oito infovias e mais 2 mil quilômetros de cabos além do previsto.

Publicidade

Entre Santarém (PA) e Manaus, nove municípios já estão conectados e funcionando com as infovias. A fibra óptica terá um impacto positivo na telefonia e no fornecimento de internet para escolas, hospitais, órgãos públicos e praças. Para residências, a conexão será disponibilizada pelas operadoras de telefonia.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que o estado está disposto a cooperar com a iniciativa no que for preciso, incluindo a implantação de infraestrutura para antenas e estruturas.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.