32.5 C
Juruá
quinta-feira, junho 20, 2024

Inseticida criado pela Embrapa do Acre integra livro botânico

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Um capítulo do livro publicado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) sobre “inseticidas botânicos no Brasil”, apresenta o trabalho dos analistas da Embrapa do Acre, André Fábio Medeiros Monteiro e Fernando Wagner Malavazi e a engenheira agrônoma Joelma Lima Vidal, sobre o potencial da aplicação do óleo essencial de pimenta-de-macaco (Piper aduncum L.) como inseticida botânico.

De acordo o pesquisador Murilo Fazolin, a participação no livro mostra a importância dos estudos de bioprospecção de plantas com potencial de uso inseticida, realizados na Amazônia Ocidental.

O trabalho está publicado no site da Embrapa, conhecida popularmente por Pimenta-de-macaco é uma planta nativa do Estado do Acre e se destaca pela produção de óleo essencial (OE), apresentando alto teor do composto dilapiol com comprovada ação fungicida e inseticida.

A Embrapa realiza estudos prospectivos com espécies amazônicas com potencial inseticida há mais de duas décadas. No total, já foram investigadas mais de 150 espécies.

  • Fonte: AC24horas.
- Publicidade -
Copiar