36.1 C
Juruá
segunda-feira, julho 22, 2024

Calor intenso no Acre: Veja dicas para economizar energia

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Essa semana, que vai do dia 17 a 23 de junho, deve ser de calor intenso, com cerca de 3°C a 5°C acima da média, é o que afirma a meteorologista Ana Paula Paes em entrevista à Rede Amazônica. Levando isso em consideração, o coordenador da Energisa Acre, Pedro Henrique Melo, deu dicas de consumo consciente para que os acreanos economizem energia nesse período.

O consumo residencial de eletricidade teve, em abril, alta de 27,4% no Acre em comparação ao mesmo mês de 2023, de acordo com o resenha mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

No boletim mensal, é citado que um fator que contribuiu para o aumento no consumo foram as chuvas em grande parte do país. Ainda menciona a expansão do consumo no mês de abril como resultado de temperaturas acima da média e ondas de calor devido ao fenômeno climático El Niño.

Ana Paula diz que essa semana as máximas estão previstas para 33°C a 35°C, o que faz com que o consumo cresça.

“As temperaturas estarão acima da média climatológica para o período, e o calor deve ser intenso, com temperaturas de cerca de 3°C a 5°C acima da média. Em Rio Branco as máximas são previstas em torno de 33°C a 35°C. Entre quarta (19) e sexta-feira (21) há possibilidade de chuva moderada no estado e em meado desses dias deve ocorrer um contraste e as temperaturas devem ficar abaixo da média. No entanto, logo o cenário de temperaturas elevadas deve retornar”, explicou Ana Paula, que também é consultora da Energisa.

Diante desse cenário, o coordenador da Energisa Acre, Pedro Henrique Melo, esclarece o aumento do consumo de energia elétrica em períodos mais quentes é resultado de uma combinação de maior uso de aparelhos de climatização, mudanças no comportamento humano, e a operação menos eficiente de alguns equipamentos.

“A conscientização sobre o uso eficiente de energia e a adoção de práticas sustentáveis podem ajudar a mitigar o aumento do consumo durante esses períodos”, reforça.

Dicas de consumo consciente

1. Uso de Aparelhos de Climatização

Ar-condicionado: Um dos principais fatores é o aumento do uso de ar-condicionado. Durante períodos de calor intenso, as pessoas tendem a utilizar mais o ar-condicionado para manter ambientes internos confortáveis, o que pode resultar em um aumento significativo no consumo de energia elétrica.

Dica: Utilize o ar condicionado com moderação e mantenha portas e janelas fechadas quando estiver em uso. Certifique-se de que aparelhos e sistemas elétricos da sua residência estejam em boas condições através de manutenção regular realizada por um eletricista confiável.

Ventiladores: Além dos aparelhos de ar-condicionado, o uso de ventiladores também aumenta. Embora ventiladores consumam menos energia que ar-condicionado, o uso prolongado e simultâneo de vários ventiladores pode contribuir para o aumento do consumo.

Dica: Aproveite a luz natural e ventilação. Abra cortinas durante o dia e feche-as à noite para isolar melhor a temperatura do ambiente.

2. Eletrodomésticos e Equipamentos

Geladeiras e Freezers: Em climas mais quentes, geladeiras e freezers trabalham mais para manter a temperatura interna baixa, o que pode aumentar o consumo de energia desses aparelhos.

Dica: Mantenha o termostato em uma temperatura confortável, e ajuste-o quando estiver ausente ou dormindo. Ao comprar eletrodomésticos novos, escolha modelos com classificação energética de consumo classe A.

Dica: Certifique-se de apagar as luzes quando sair de um cômodo. Use iluminação natural sempre que possível. Substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que consomem menos energia e duram mais tempo.

Dica: Desligue dispositivos eletrônicos quando não estiverem em uso. Muitos aparelhos consomem energia mesmo em modo de espera.

Dica: Passe as roupas de uma única vez. Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para passar com o ferro desligado.

3. Comportamento Humano

Mais Tempo em Ambientes Internos: Durante períodos quentes, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa ou em ambientes fechados, onde o uso de eletrônicos, iluminação e outros aparelhos elétricos é maior.

Atividades de Lazer: O calor pode levar a um aumento no uso de aparelhos eletrônicos como televisores, computadores e outros dispositivos de entretenimento, contribuindo para o aumento do consumo de energia.

Dica: Pinte internamente os ambientes da residência com cores claras, assim, evita ficar ligando luzes durante o dia para clarear os cômodos.

4. Efeitos Indiretos

Eficácia Reduzida de Equipamentos: Em altas temperaturas, alguns equipamentos elétricos podem operar de forma menos eficiente, o que pode aumentar o consumo de energia.

Calor Residual: Equipamentos elétricos, quando em funcionamento, geram calor residual, o que pode aumentar a necessidade de resfriamento adicional, criando um ciclo de consumo elevado de energia.

Dica: Se viável, considere investir em painéis solares para gerar energia renovável em casa e ajudar o meio ambiente.

Dica: Confira os fios de casa. Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência.

5. Picos de Demanda

Horários de Pico: Durante ondas de calor, há um aumento no consumo de energia nos horários de pico, especialmente no final da tarde e início da noite, quando as pessoas retornam do trabalho e ligam os aparelhos de climatização.

  • Fonte: g1 AC.
- Publicidade -
Copiar