
Nesta quarta-feira, 14, o nível do Rio Acre registrou a marca de 1,99 metros, segundo medição da Defesa Civil Municipal. Vale destacar que a capital acreana já está há 20 dias sem registro de chuvas, desde o último 25 de maio.
“Já estamos há dias sem chuva e a tendência é continuar. O mês de junho e julho são os dois meses que menos chove do ano, e a gente precisa ter muitas ações para minimizar os impactos e prejuízos, tanto de saúde quanto econômico, que a seca traz todos os anos para nós”, disse o coordenador administrativo da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Segundo ele, a última vez que o nível do Rio Acre atingiu uma cota inferior aos 2 metros, foi em junho de 1971. A previsão para os próximos dias é de seca severa.
“Nós temos o fenômeno de La Niña, que começa mais tarde e os efeitos dele vão chegar mais tarde, justamente no auge do verão. E que ele [fenômeno] prevê uma seca bastante severa para a Amazônia. Então, possivelmente, nós teremos uma das secas mais severas desses últimos tempos agora”, destacou o gestor.
