27.5 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Focos de queimadas mais que triplicaram em junho no Acre

Por Iryá Rodrigues.

- Publicidade -

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram uma alta significativa no número de focos de queimadas registrados nas cidades do Acre, em 2024.

Segundo o balanço, entre 1 e 30 de junho, foram registrados 101 focos de queimadas no estado acreano. No mesmo mês de 2023, foram contabilizadas 31 queimadas no Acre.

O número representa um aumento de 225,8%, ou mais que o triplo, no número de focos de incêndio. Na média, os dados apontam que foram mais de três queimadas por dia.

Em maio, o estado registrou 11 focos, segundo os dados do Inpe. Entre janeiro e junho, o acumulado de queimadas chegou a 137. Esse número é 185% maior que o registrado no mesmo período de 2023.

Entre as cidades acreanas com maiores números de focos de queimadas neste mês de junho estão:

  • Cruzeiro do Sul – 13
  • Feijó – 13
  • Tarauacá – 12
  • Sena Madureira – 10
  • Xapuri – 8

Devido à significativa redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, além dos riscos crescentes de incêndios florestais, o Governo do Acre declarou situação de emergência ambiental no último dia 11 de junho. O decreto tem validade até 31 de dezembro de 2024.

Na semana passada, o governo instituiu, por meio de um decreto, um gabinete de crise para enfrentar a redução dos índices de chuvas, a diminuição dos cursos hídricos e o risco de incêndios florestais.

- Publicidade -
Copiar