26.4 C
Juruá
quinta-feira, setembro 12, 2024

Barco atinge toco e só não afunda porque Rio Juruá não tem água suficiente; assista

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Imagens registradas nesta quarta-feira, 14, mostram um barco que transportava alimentos, um carro e uma moto com destino ao município de Porto Walter, e na altura da comunidade Natal, se chocou contra tocos, devido à seca do Rio Juruá.

Segundo informações, com o impacto, um buraco foi formado no casco do barco. Por isso, algumas pessoas que estavam na embarcação retiraram parte da carga, colocando-a na praia, e tentaram tapar o buraco. Testemunhas disseram que o barco só não afundou porque o rio não tem água suficiente para isso.

Em decorrência do baixo nível do Rio Juruá, o abastecimento em Porto Walter já está sendo prejudicado, e os moradores têm que usar a estrada que liga o município a Cruzeiro do Sul.

“Tem sido impossível trafegar no rio com carga, e por isso alguns mantimentos já estão em falta na cidade. Temos usado carros pela estrada, que está embargada pelo Ministério Público Federal, para fazer chegar a Porto Walter alguma mercadoria com preço acessível, se não muita gente não tem o que comer. O quilo do frango, por exemplo, chega a R$ 22, porque quem traz de barco tem que passar dias empurrando carga no rio seco, pra poder chegar na cidade, e tem carne que não aguenta esse tempo todo de viagem”, relatou um morador, que não quis se identificar com medo de ser penalizado por admitir usar a estrada.

Enquanto freteiros que utilizam a estrada de Porto Walter são chamados a prestar esclarecimentos à Polícia Civil e à Polícia Federal, a população reclama que o embargo do MPF não considera a necessidade dos moradores em ter acesso a outros municípios, uma vez que a trafegabilidade do Rio Juruá está prejudicada.

- Publicidade -
Copiar