O filme brasileiro Ainda Estou Aqui levou um duro golpe neste domingo, 16, quando saiu de mãos abanando da cerimônia do Bafta, o chamado “Oscar inglês”. A produção de Walter Salles concorria na categoria de melhor filme estrangeiro, disputando o prêmio com o controverso longa francês Emilia Pérez, o indiano Tudo Que Imaginamos Como Luz, o irlandês Kneecap – Música e Liberdade e o iraniano (candidato ao prêmio pela Alemanha) A Semente do Fruto Sagrado. No fim, Emilia Pérez saiu premiado — mostrando que as diversas polêmicas nas quais o filme se envolveu nos últimos meses não afetaram a intenção dos votantes. Seria esse um presságio para o Oscar, no qual o musical disputa a estatueta com o brasileiro? Mais ou menos, confira as razões a seguir.
Quem vota no Bafta?
Não é a toa que o prêmio da Academia Britânica de Cinema, o Bafta, é chamado de “Oscar inglês”. Com cerca de 8.000 membros votantes, o grupo que elege quem leva o prêmio é formado principalmente por profissionais da indústria da Inglaterra e também dos Estados Unidos — a nota de corte para o convite é ter, de alguma forma, trabalhado em filmes no Reino Unido. Logo, são diversos os votantes que participam tanto da Academia Britânica quanto da Academia de Hollywood, responsável pelo Oscar — o que faz do Bafta um importante termômetro para a badalada premiação americana. Sendo assim, os vencedores anunciados neste domingo, 16, deram um passo considerável rumo ao prêmio que será entregue no dia 2 de março.
A votação do Bafta foi antes ou depois das controvérsias de Emilia Pérez?
A votação do Bafta ocorreu entre os dias 22 de janeiro e 11 de fevereiro, ou seja, depois de o filme já ter sido rechaçado pela comunidade latina, que considera ofensiva a produção francesa falada em espanhol e ambientada no México, com diversos erros de linguagem, além do trato insensível com feridas históricas dolorosas aos mexicanos. Já a crise de imagem na qual a produção se afundou por causa da atriz Karla Sofía Gáscon, que teve tuítes racistas e islamofóbicos divulgados pela imprensa, começou no dia 30 de janeiro. Sendo assim, pode ser que uma parte considerável dos votos já tivesse sido feita no Bafta.
Qual a diferença entre o Oscar e o Bafta que conta pontos para Ainda Estou Aqui?
O corpo votante das duas premiações tem muitos membros em comum, mas a Academia de Hollywood é mais diversa, envolvendo 57 países, e conta com 10.000 pessoas — sendo ao menos 10% de profissionais latinos. A data de votação do Oscar, que abriu na terça, 11 de fevereiro, e fecha amanhã, dia 18, também favorece Ainda Estou Aqui — deixando de lado a crise de Emilia Pérez, o favorito ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa brasileiro acaba de chegar com força aos cinemas americanos, alcançando alta bilheteria e causando comoção. Sendo assim, a produção nacional continua firme no páreo para o Oscar, só que agora luta principalmente para provar sua qualidade, já que as polêmicas do concorrente francês, pelo jeito, não fizeram cócegas nos gringos.