Em defesa da diversidade cultural acreana e dos territórios, o Fórum Cultura do Vale, será realizado neste sábado e domingo, 08 e 09, na Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima, Vale do Juruá, no Acre.
O evento, que é promovido pelo Comitê de Cultura Acre e a Associação de Artesãs e Artesãos Indígenas do Vale do Juruá, reunirá lideranças indígenas, representantes de órgãos públicos, artistas e fazedores de cultura para celebrar os saberes e identidades culturais acreanas.
Com o tema “Unindo vozes e territórios pela cultura e preservação no Juruá”, o fórum busca promover o diálogo entre os diferentes territórios do Vale do Juruá, unindo representantes das comunidades indígenas, zonas urbanas e rurais, artistas e fazedores em torno da cultura e da preservação ambiental.
Entre os convidados especiais estão: Francisco Piyãko, coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj), Edna Shanenawa ativista indígena, Solene Costa, coordenadora do Centro de Atendimento à Vítima do Ministério Público do Acre (CAV/MPAC), prefeitos do Vale do Juruá e gestores municipais de cultura e do Estado.
Representando o Ministério da Cultura (MinC), foi confirmada a participação da coordenadora do Conselho Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (CMPC), Maria Paula Fernandes Adinolf.
“Será um momento importante para a coletividade, reunindo diversas perspectivas e fazedores de cultura. Acredito que essa troca de experiências e ideias renovadoras nos permitirá construir um trabalho inclusivo, sem deixar ninguém de fora”, salienta Dalvanir Justino Araújo, presidente da Associação de Artesãs e Artesãos Indígenas do Vale do Juruá.
Espaço de interação e diálogo
“É um espaço de interação entre o setor cultural como um todo, vai reunir pessoas indígenas e não indígenas dentro de um território para discutir cultura”, explica Claudia Toledo, coordenadora geral e pedagógica do Comitê de Cultura Acre.
A programação inclui apresentações culturais, palestras sobre temas fundamentais, debates, oficinas e momentos de integração, criando um espaço para reflexão, troca de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios do Vale do Juruá.
