Nesta segunda-feira, 28, o Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva, em Rio Branco, enfrenta a ocupação quase total dos leitos pediátricos, destacando uma situação preocupante na saúde pública do Acre. Dados do painel da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) revelam que 19 dos 20 leitos de UTI pediátrica estão ocupados, assim como 45 dos 50 leitos clínicos.
Essa superlotação ocorre em meio a um alerta nacional emitido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que classificou o Acre entre os treze estados e o Distrito Federal em alto risco para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O Boletim InfoGripe relaciona essa crise principalmente à circulação de vírus como Influenza A, vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus.
Nas últimas semanas, o VSR se destacou como o principal agente de infecção entre os casos de SRAG no país, sendo responsável por 56,9% das hospitalizações. Outros vírus, como rinovírus (25,5%), Influenza A (15,7%), SARS-CoV-2 (3,9%) e Influenza B (1%), também contribuíram para o cenário preocupante de aumento das internações pediátricas.