Durante a realização dos jogos interclasses do Instituto Federal do Acre (IFAC), em Sena Madureira, quatro estudantes precisaram de atendimento médico após apresentarem sinais de mal-estar. O incidente ocorreu na tarde deste sábado (03), no campus da instituição, e levou as alunas ao Hospital João Câncio Fernandes.
De acordo com relatos de um dos professores, a hipótese mais provável é de que a fumaça colorida liberada por bastões utilizados pelas torcidas durante as comemorações tenha provocado as reações adversas. “Foi a primeira vez que algo assim aconteceu. Acreditamos que a fumaça azul e verde dos bastões possa ter causado o problema”, explicou o docente.
Os sintomas relatados incluíam dificuldades respiratórias, dores abdominais e, em um dos casos, uma convulsão acompanhada de espuma na boca, segundo familiares. Inicialmente, também se cogitou a possibilidade de intoxicação alimentar, mas a principal suspeita segue sendo a inalação da fumaça.
A direção do IFAC informou que está avaliando o caso e deve revisar os protocolos de segurança para eventos realizados no campus. A instituição também se comprometeu a adotar medidas preventivas para evitar novas ocorrências semelhantes. As estudantes seguem em observação médica.