Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Polícia Federal encaminha relatório a Moraes e aponta que Comando Vermelho se consolidou no Acre
  • Polícia apreende droga e arma artesanal após suspeito fugir de abordagem no interior do Acre
  • Municípios do Acre receberão quase R$ 1 milhão para ações de defesa civil após desastres
  • Acreano brilha em Campos do Jordão e conquista 5º lugar em meia maratona internacional
  • Presidente do Iapen é condenado a prisão e a perda do cargo de delegado
  • Menino comove ao levar provas escolares ao túmulo da mãe: “Olha, mamãe, nota 10”
  • Bebê fica com braço preso em elevador e moradores se desesperam; veja vídeo
  • CPMI dos descontos ilegais no INSS pede prorrogação dos serviços ao STF
  • ‘Dominação financeira’: mulher lucra com fetiche de pedir dinheiro a homens
  • Comissão debate política nacional para pessoas com doenças raras
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, março 16
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

Antônia Lúcia se pronuncia após decisão que determina possível perda do mandato: “Roubar nunca fez parte do meu currículo”

Por Redação Jurua em Tempo10 de maio de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Após a veiculação de notícias sobre a decisão judicial que determina a perda de mandato da deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC) por improbidade administrativa, a parlamentar se pronunciou afirmando confiar tanto na Justiça dos homens quanto na Justiça divina. A decisão foi proferida na última quinta-feira, 8, pela juíza Luzia Farias da Silva, da Justiça Federal no Acre, em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a sentença, a deputada é acusada de irregularidades ocorridas entre fevereiro de 2011 e janeiro de 2012, durante seu primeiro mandato. O MPF alega que Antônia Lúcia teria nomeado como assessor parlamentar Antônio Marcos, então companheiro de sua irmã, desviando valores referentes à remuneração do cargo em comissão. O montante supostamente desviado seria de R$ 87.434,09. A decisão impôs sanções previstas no artigo 12, inciso I, da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), incluindo a perda do cargo, suspensão dos direitos políticos por 10 anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais no mesmo período.

Em publicação nas redes sociais, a deputada classificou a acusação como infundada, ressaltando que o fato em questão remonta a mais de 15 anos. “As leis não encerram-se nas terras acreanas! Roubar nunca fez parte do meu currículo!”, escreveu. Antônia Lúcia reafirmou seu compromisso com a legalidade e afirmou que a decisão ainda é passível de recurso.

“Seguirei trabalhando pelo povo do Acre, confiando na Justiça divina e dos homens e convicta de meus princípios e valores”, disse a parlamentar à Folha do Acre.

A defesa da parlamentar deve recorrer da sentença, e o caso continuará tramitando nas instâncias superiores. Até o trânsito em julgado da decisão, Antônia Lúcia segue no exercício de seu mandato.

Decisão ainda pode ser revertida

A decisão que determina a perda do mandato de Antônia Lúcia ainda não é definitiva. Pela legislação brasileira, qualquer pessoa condenada em primeira instância tem o direito de recorrer. Nesse caso, a defesa pode apresentar um recurso chamado apelação, que será analisado por um tribunal superior.

Além disso, dependendo do entendimento dos tribunais, ainda podem ser usados outros recursos nas instâncias superiores, como o recurso especial, que vai para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o recurso extraordinário, que pode chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF). Esses recursos servem para discutir possíveis erros na aplicação da lei ou violação da Constituição.

•Folha do Acre

Por: Redação
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.