Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Em Rodrigues Alves, homem é preso suspeito de estuprar enteadas; polícia apura conivência da mãe
  • Programa de pós-graduação da Ufac oferta vagas para alunos especiais no Juruá
  • VÍDEO: mãe de motociclista morto em acidente limpa sangue do filho no asfalto em Manaus
  • Solteira, Virginia posa de biquíni em praia paradisíaca em Dubai
  • Ministério Público de São Paulo pede prisão do rapper Oruam
  • Alcione rebate que vídeo sambando seria fake: “Eu lá sou mulher de IA?”
  • Dino pede que Câmara explique viagem de Mário Frias ao exterior
  • Cria de região periférica e goleiro histórico do Acre: conheça a trajetória improvável de Weverton
  • Pai acusado de estuprar a própria filha de 10 anos é preso no Acre
  • Projetos da DPE que criam ‘penduricalhos’ geram clima de tensão na Aleac e no governo
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, maio 21
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Geral

Mais de 1,5 milhão já pediram reembolso de desconto não autorizado no INSS; como fazer

Por Redação Juruá em Tempo.19 de maio de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Até às 17h deste domingo, 18, mais de 1,5 milhão de aposentados e pensionistas do INSS pediram reembolso de mensalidades descontadas da folha de pagamento de seus benefícios que foram cobradas sem autorização.

De acordo com o balanço do INSS, em cinco dias dias, foram exatamente 1.528.716 beneficiários que não deram aval aos descontos e solicitaram o dinheiro de volta. O governo prometeu ressarcir todas as pessoas lesadas pelas fraudes nos descontos.

Segundo o INSS, foram feitas 1.557.039 consultas desde quarta-feira, até o sábado, 17, das quais 98,17% não autorizaram os descontos e solicitaram o reembolso.

Outros 28.323 dizem ter autorizado pagamento de mensalidades.

Entenda a fraude

Os pedidos foram feitos após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que investigam um esquema de fraudes em mensalidades cobradas por sindicatos e associações e descontadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários do INSS sem autorização.

A PF suspeita de lavagem de dinheiro, corrupção e enriquecimento ilícito envolvendo funcionários do governo.

O então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e outros dirigentes do órgão foram afastados dos cargos. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão e foi substituído pelo então secretário executivo da pasta, Wolney Queiroz, agora titular do ministério desde o dia 2 de maio.

As informações foram dadas pelos beneficiários via aplicativo Meu INSS e pela Central 135. No total, 41 entidades foram contestadas.

Veja como fazer o pedido de ressarcimento

  • Acesse o aplicativo ou o site Meu INSS
  • O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente nas plataformas App Store (iOS) e Google Play Store (Android). Após baixá-lo, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada servirá também para acessar outros serviços públicos, pois, há alguns anos, todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
  • Com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
  • O aplicativo exibirá o nome da entidade e, também, as opções para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou, de fato, o débito.
  • Ao clicar na opção “Não autorizei o desconto”, o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.
  • A partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. Esses são os únicos canais oficiais do Governo Federal para tratar do assunto.
  • Também é possível confirmar se o desconto associativo foi autorizado, ou não, pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após às 16h e aos sábados.

Prazo para ressarcimento

Não há um prazo fixo para o dinheiro cair na conta. Isso depende do tempo que a entidade levará para responder ou ressarcir o INSS. Assim que o valor for recebido, o instituto fará o depósito diretamente na conta do beneficiário.

Para acompanhar e saber mais, a recomendação é consultar os canais oficiais do INSS, pelo site gov.br/inss ou pelas redes sociais verificadas.

Por: Isto É.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Vá para versão mobile