O trânsito de Cruzeiro do Sul tem sido marcado por números preocupantes este ano, com 120 acidentes registrados e três mortes confirmadas. Segundo a Polícia Militar, a maioria dos sinistros envolve motocicletas, sendo a imprudência dos condutores o principal fator.
De janeiro a maio de 2025, mais de 300 motoristas foram flagrados dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), evidenciando um problema recorrente nas vias da cidade.
O comandante do Pelotão de Trânsito da PM, tenente Avelino, reforça que a falta de respeito às normas de circulação e sinalização tem sido um dos motivos mais comuns para os acidentes.
Para tentar conter a alta taxa de ocorrências, a Polícia Militar intensificou fiscalizações e abordagens. Segundo dados oficiais, foram realizadas cerca de 12.825 abordagens em operações de trânsito seguro e lei seca. No entanto, o tenente Avelino alerta que, além da presença policial, é essencial que os condutores adotem uma postura responsável no trânsito, dirigindo de maneira ofensiva e defensiva para garantir a própria segurança e a dos demais.
Além disso, outro fator preocupante na cidade é o uso de linhas com cerol. Nos últimos dias, três motociclistas sofreram acidentes causados por esse tipo de material. Em resposta a esse perigo, a Polícia Militar realizou apreensões e reforçou a orientação à população, especialmente aos motociclistas, sobre a importância do uso de antenas corta-pipas para evitar acidentes graves.