Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Nikolas Ferreira vem ao Acre e agenda inclui visita a municípios: “conhecer a realidade da Amazônia”
  • Morre mulher atingida por chamas após filho incendiar moto no ES
  • Mais de 5 mil eleitores regularizam título no Acre durante mutirão; prazo termina nesta quarta-feira (6)
  • Equipes do Bombeiros seguem na busca por corpo de jovem que desapareceu no Rio Purus
  • Paula Fernandes expõe funcionários de hotel em Portugal: ‘Pior experiência da vida’
  • TSE celebra 30 anos da urna eletrônica e lança mascote ‘Pilili’
  • Evento MECA BRASIL será realizado no próximo sábado na Arena do Juruá em Cruzeiro do Sul
  • TJAC mantém condenação de rancho por loteamento irregular, em Cruzeiro do Sul
  • Cruzeiro do Sul segue com operação tapa-buracos
  • PM promove oficiais e praças em solenidade realizada em Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, maio 4
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

Deputados aprovam inclusão de vítimas de violência doméstica no CNH Social

Por Redação Jurua em Tempo22 de junho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou, durante sessão realizada na quarta-feira (18), um projeto de lei que inclui mulheres vítimas de violência doméstica no programa CNH Social. A proposta, de autoria do deputado Fagner Calegário (Podemos), segue agora para sanção ou veto do governador.

O objetivo da medida é promover a independência financeira e social dessas mulheres, garantindo acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o texto, a dependência econômica em relação ao agressor é um dos principais obstáculos enfrentados por vítimas de violência doméstica.

“Garantir às vítimas o acesso à CNH gratuita é uma medida que pode impactar diretamente suas vidas, permitindo que ampliem suas possibilidades de deslocamento e empregabilidade”, argumenta o projeto.

Criado em 2022, o programa CNH Social atende pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) e tem como foco a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho. Com a aprovação da nova proposta, o governo do estado deverá regulamentar os critérios para a inscrição de mulheres vítimas de violência no programa.

A justificativa do projeto também destaca que a medida contribui para a redução da desigualdade de gênero.

Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) apontam que, em 2024, 97% dos boletins de ocorrência de violência doméstica registrados no Acre foram contra mulheres. Dos 5.470 casos registrados e finalizados, 5.313 tinham como vítimas o sexo feminino. Especialistas alertam que esse tipo de violência é muitas vezes o primeiro estágio de uma escalada que pode culminar no feminicídio.

•ContilNet

Por: Redação
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.