Na manhã desta segunda-feira (9), um macaco criado de forma doméstica foi entregue voluntariamente no quartel do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul. O animal estava sob os cuidados de uma mulher que faleceu recentemente.
Após o acolhimento pelos bombeiros, o macaco foi encaminhado ao Ibama, que ficará responsável pelo transporte até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Rio Branco. Lá, ele será submetido a exames, receberá atendimento veterinário e passará por um processo de readaptação ao ambiente natural.
A previsão é que, após a reabilitação e quando for encontrado um grupo da mesma espécie, o macaco seja reintegrado à natureza em uma área protegida. Para garantir o acompanhamento após a soltura, ele será identificado com um chip.
O Corpo de Bombeiros aproveitou a ocasião para lembrar que a criação de animais silvestres sem autorização é proibida por lei e pode oferecer riscos à saúde dos animais e humanos. Segundo a corporação, entregas voluntárias como essa são fundamentais para preservar a fauna e garantir a segurança de todos.