Quatro jiboias foram encontradas na manhã desta terça-feira (17) em uma área de vegetação às margens da estrada da Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul. A situação chamou a atenção de moradores e mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate dos animais.
O caso foi registrado após a denúncia de um morador, que avistou as serpentes em árvores próximas à curva conhecida como “Água Cristal”. Quando os bombeiros chegaram, os répteis estavam distribuídos em dois pontos da mata, bem próximos a residências. Uma das serpentes havia caído de uma árvore antes da chegada da guarnição.
Durante a ação, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Acre (UFAC), Dr. Paulo Bernarde, que passava pela região, contribuiu com a contenção de uma das jiboias até a chegada da equipe de resgate.
Com a ajuda de equipamentos, incluindo motosserras para cortar os galhos onde as serpentes estavam, os bombeiros conseguiram resgatar os animais com segurança. As jiboias, que variavam entre médio e grande porte, foram soltas em uma área de mata afastada, longe do perímetro urbano.
De acordo com o Dr. Bernarde, o comportamento observado está ligado ao período reprodutivo da espécie, quando machos são atraídos pelo feromônio liberado pela fêmea. Esse fenômeno pode fazer com que vários indivíduos se concentrem em um mesmo local.

