O 107° novenário em honra à Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, segue com grande participação popular. Desde o início das festividades, no dia 5 de agosto, a Catedral tem recebido um grande público nas novenas e missas, enquanto as barracas de alimentos, artesanatos e outros produtos movimentam a área externa. O encerramento está marcado para sexta-feira, 15.
A celebração, considerada a maior festa religiosa do Acre, também tem impulsionado a economia local. Graças à parceria entre a Diocese, o Sebrae e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, dezenas de expositores dos ramos de alimentação, floricultura, bebidas e artesanato estão presentes, gerando emprego e renda para diversas famílias da cidade.
Além da fé, o novenário é marcado por reencontros. Muitos cruzeirenses aproveitam o período para retornar à terra natal. Margarene Pantoja, que mora em Natal, no Rio Grande do Norte, expressou sua gratidão por participar da festa. “Eu moro em Natal e aproveitei a festa para visitar a família e reencontrar as amigas. Só tenho a dizer que está tudo muito bonito, bem organizado e muito participativo. As novenas, a missa, tudo muito bonito, então, só tenho sentimento de gratidão por estar aqui”, disse.
Dessa forma, a movimentação nas barracas tem crescido ao longo dos dias. Elizete Monteiro, que trabalha com venda de alimentos, observou uma melhora significativa. “Os primeiros dias estavam meio parados, mas agora deu uma melhorada. A gente convida nossos clientes e amigos para virem prestigiar nessa festa que é tão esperada o ano todo, para que possamos vender mais e ajudar nossas famílias”, afirmou.

Camile Moura, expositora de artesanato religioso, também comemora os resultados. “A gente trouxe terços, chaveiros, pulseiras e terços infantis e as vendas superaram nossas expectativas. Nosso diferencial é que todas as nossas peças são peças de cunho religioso”, contou.
A coordenadora do novenário, Fernanda Cordeiro, destaca o sucesso da programação e a presença constante dos fiéis. “Nós estamos na sexta noite hoje e está sendo uma maravilha. Graças a Deus a igreja está sendo muito bem visitada, todas as noites nossa igreja está lotada, e a gente assistindo a cada momento as manifestações de fé dos fiéis que chegam, que se emocionam, que fazem suas promessas, que vêm pagar suas promessas. Graças a Deus está sendo um sucesso.”
Por fim, ela também ressalta a movimentação na área social e comercial, além da oferta de serviços de saúde. “A gente teve essa parceria com o Sebrae e a prefeitura, e graças a Deus os empreendedores que estão aqui com a gente estão satisfeitos, estão vendendo bem, as visitas estão sendo bem constantes, e as pessoas estão gostando de participar. O leilão é uma tradição bem antiga que as pessoas sentam ali e ficam disputando, ver quem mais pode ajudar a igreja. Temos ainda a parceria com a Secretaria de Saúde, onde nós trouxemos os serviços de testes rápidos e vacinação para ofertar durante o novenário”, concluiu.

