Um registro raro feito na Colômbia tem chamado atenção de observadores de aves em todo o mundo. O fotógrafo Diego Emerson conseguiu captar a imagem de um beija-flor com penas azuis que lembram pequenas orelhas levantadas ao lado da cabeça.
A foto foi tirada em Monserrate, Bogotá, e compartilhada nas redes sociais. Emerson explicou na legenda que o curioso movimento das penas ocorre em momentos de disputa: “Essas orelhas se levantam para mostrar agressividade (rs), Ui, que susto”, brincou.
O pássaro é da espécie Colibri coruscans, popularmente conhecido como beija-flor-andeano. Ele tem cabeça verde, peito azul e cauda escura, sendo encontrado em regiões de grande altitude, chegando a 3.200 metros nas cordilheiras andinas.
As “orelhas” na verdade são penas eréteis usadas para intimidar rivais e proteger flores nativas, principalmente em áreas abertas, florestas e parques urbanos. Além da aparência curiosa, a espécie emite sons metálicos que lembram pequenos estalos, além do clássico zumbido das asas em movimento.

