Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Monitoramento indica redução no volume dos principais rios do estado, aponta relatório
  • Deputado do PT dá tapa em parlamentar do Novo durante confusão na CPI do INSS e depois pede desculpas
  • Prefeitura cria gratificação de R$ 500 para professores regentes da rede municipal
  • Professor da Ufac é afastado por 60 dias após denúncias de falas discriminatórias e polêmica em assembleia
  • Funcionário de empresa é rendido por assaltantes armados e tem carro e mercadorias roubados no Acre
  • CPMI do INSS aprova quebra de sigilos fiscal e bancário de Lulinha
  • Baiana de 4 anos ganha medalha em competição internacional de matemática
  • Adicional pago a juízes do Acre vira exemplo em debate no STF sobre supersalários
  • Em janeiro, 791 dos 860 pedidos de seguro-desemprego no Acre foram online
  • Acreano que cruzou deserto para chegar aos EUA busca vaga em reality show com prêmio de US$ 100 mil
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, fevereiro 26
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Polícia

Mais de 9 mil ocorrências com arma de fogos foram registrados no Acre, aponta relatório

Por Redação Juruá em Tempo.5 de novembro de 2025Updated:5 de novembro de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O painel de acompanhamento de registros do Ministério Público do Acre (MPAC) revela um cenário persistente de ocorrências envolvendo armas de fogo no estado. Entre janeiro de 2020 e outubro de 2025, foram 9.001 registros classificados como porte ou posse ilegal de arma de fogo, disparo de arma, arma encontrada ou simulacro.

Apesar do alto número de ocorrências, o total de armas apreendidas (2.607) no mesmo período representa menos de 30% dos registros, evidenciando uma diferença expressiva entre os casos investigados e o número de armamentos efetivamente retirados de circulação.

Crescimento até 2023 e queda em 2024

A série histórica mostra que, após um aumento contínuo entre 2020 e 2023, o Acre registrou uma redução em 2024.

• 2020 – 1.557 ocorrências;
• 2021 – 1.670;
• 2022 – 1.767;
• 2023 – 1.821;
• 2024 – 1.217;
• 2025 (jan–out) – 969.

A queda verificada a partir de 2024 pode estar associada à intensificação de ações policiais e campanhas de desarmamento, mas os dados de 2025 indicam uma possível retomada, já que outubro foi o mês com o maior número de registros do ano (156 ocorrências).

Rio Branco concentra maioria dos casos

Entre os municípios acreanos, Rio Branco responde por 64,4% das ocorrências de 2025, com 624 casos. Veja a lista completa:

Foto: MPAC/reprodução

Armas apreendidas e calibres mais comuns

O número de armas retiradas de circulação ainda é modesto diante do volume de ocorrências. Entre 2021 e 2025, a média anual de apreensões ficou em torno de 520 armas, com tendência de queda: 2021 – 623; 2022 – 564; 2023 – 525; 2024 – 513; 2025 – 383.

Os calibres mais apreendidos foram:

• .38 – 447 armas;
• .22 – 392 armas;
• .28 – 320 armas.

O MPAC também registrou 4 fuzis apreendidos no período (um em 2022, dois em 2023 e um em 2025) e 13 metralhadoras, em sua maioria de calibre 9mm. Outro dado que chama atenção é o de 13 granadas apreendidas, sendo 12 em Rio Branco e uma em Brasiléia, o que reforça a presença de armamentos de uso restrito em contextos urbanos.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.