O setor de serviços do Acre registrou crescimento de 10% em outubro, na comparação com setembro, consolidando o estado como o de maior variação mensal do país no período. No acumulado do ano, a alta chega a 3,4%, refletindo o fortalecimento da atividade econômica e os efeitos de políticas de incentivo adotadas pelo governo estadual.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), da última sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado pela Agência de Notícias do Acre. O levantamento acompanha o desempenho de empresas formais com 20 ou mais empregados e analisa segmentos como transporte, tecnologia da informação, turismo, comunicação e serviços prestados às famílias, excluindo áreas como saúde, educação e serviços financeiros.
Para o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanípal Barbary de Mesquita, o resultado expressivo está diretamente ligado aos incentivos fiscais concedidos pelo Estado e aos investimentos realizados pelo setor produtivo, com destaque para a cadeia da proteína animal. Segundo ele, a ampliação da capacidade produtiva das empresas tem impulsionado as exportações e fortalecido os negócios locais. “A cada ano, as empresas expandem seu potencial e, consequentemente, as exportações aumentam e os negócios também”, avaliou.
O desempenho positivo também acompanha ações recentes do governo voltadas ao estímulo do empreendedorismo. Em setembro, o governador Gladson Camelí assinou um termo de cooperação técnica e financeira com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a implantação do programa Cidade Empreendedora nos 22 municípios acreanos. A iniciativa busca criar um ambiente mais favorável aos negócios e tende a impactar positivamente os indicadores econômicos nos próximos meses.
Por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o governo estadual tem reforçado a gestão pública municipal e promovido o desenvolvimento econômico sustentável, com foco na capacitação técnica das prefeituras, no incentivo ao empreendedorismo local e na modernização dos instrumentos de planejamento urbano e institucional.
O programa Cidade Empreendedora será executado com ações de consultoria, capacitação, eventos, missões técnicas e outras iniciativas voltadas à dinamização da economia local. Durante a assinatura da parceria, o governador Gladson Camelí destacou o impacto social das políticas adotadas. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas. Contribuir com um projeto que impulsiona a economia local e melhora a renda e a qualidade de vida da população é motivo de satisfação. A parceria com o Sebrae e a Aleac tem transformado a vida dos acreanos”, afirmou.

