Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • LOA de 2026 e dezenas de projetos serão votados na reta final de trabalhos na Aleac
  • Cerca de 23 mil acreanos podem ter título de eleitor cancelado e ficar de fora das eleições
  • Procon inicia Operação Boas Festas para fiscalizar vendas de fim de ano
  • Operação da Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho e revela ligação entre Acre, Amazonas e Rondônia
  • Acidente entre motocicletas no Ramal do Polo deixa idoso morto e duas pessoas feridas no interior do Acre
  • Edvaldo denuncia descaso de empresas terceirizadas com o transporte escolar em Tarauacá e vai pedir inspeção ao TCE/AC
  • Acre lidera crescimento do setor de serviços no país
  • Para arrecadar mais, governo envia à Aleac para análise a criação da Loteria do Acre
  • Programa de Intercâmbio Internacional “Acre no Mundo” entra na pauta da Aleac
  • Discussão entre casal termina com homem ferido no peito por chave de fenda em Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, dezembro 16
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Cerca de 23 mil acreanos podem ter título de eleitor cancelado e ficar de fora das eleições

Por Redação Juruá em Tempo.16 de dezembro de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Cerca de 23 mil títulos de eleitores acreanos foram cancelados em 2025 por ausência nas três últimas eleições. A informação foi divulgada pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Lois Arruda, que reforçou a necessidade de regularização para participação nas Eleições 2026.

“Neste ano de 2025 houve um cancelamento de cerca de 23 mil títulos de eleitores acreanos, porque não foram votar nas últimas três eleições. Esses eleitores precisam regularizar a sua situação para poder participar do processo eleitoral”, afirmou.

Segundo o magistrado, o chamamento à imprensa tem caráter informativo e preventivo. “É dever da Justiça Eleitoral orientar o eleitor para fortalecer a democracia. Por isso fizemos esse chamado à imprensa, para alertar sobre os prazos da lei eleitoral e contar com a capacidade informativa dos meios de comunicação para chegar ao cidadão”, disse.

Corregedor regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Lois Arruda/Foto: ContilNet

O corregedor informou que o cadastro eleitoral será fechado em 6 de maio de 2026, prazo definido em lei. “Uma vez fechado o cadastro, não tem como fazer mais nada. No dia seguinte não se tira título, não transfere domicílio, não regulariza a situação eleitoral. Esse cidadão não fica apto a participar das eleições”, explicou.

Atualmente, o Acre possui 598.550 eleitores aptos a votar. Desse total, 93,76% já têm biometria cadastrada. “Temos ainda 6,24% de eleitores aptos que não estão biometrizados. A biometria acelera o processo de votação e torna mais seguro”, afirmou Arruda, ao orientar que a população consulte a situação pelo aplicativo e-Título.

O desembargador alertou para as consequências de estar com o título irregular. “A primeira delas é não poder votar. Também não pode ser votado, não pode ser candidato, não toma posse em concurso público, não obtém passaporte, não renova matrícula em instituição pública de ensino e não participa de concorrência pública. São vários atos da vida civil que exigem quitação eleitoral”, destacou.

Lois Arruda ressaltou que não há aviso individual aos eleitores com título cancelado. “Não existe comunicação pessoal. O eleitor precisa verificar como está a sua situação eleitoral. É só dar uma passadinha no cartório, é questão de cinco minutos para saber se está regularizado”, disse.

O TRE mantém atendimento em cartórios eleitorais em todo o estado, além de postos nas Ocas de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri.

“Hoje os locais de atendimento estão praticamente vazios. Nosso pedido é que o eleitor não deixe para a última hora, para evitar filas e dificuldades”, afirmou.

O corregedor também fez um alerta a partidos políticos e agentes públicos. “É obrigação de todos estarem atentos às regras da legislação eleitoral. O respeito às normas garante igualdade de condições e fortalece a democracia. A Justiça Eleitoral estará atenta ao cumprimento da lei nas eleições de 2026”, declarou.

Por: Contilnet.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.