Os moradores de Sena Madureira que tem algum processo judicial tramitando precisam redobrar a atenção no que diz respeito ao golpe do falso advogado. Algumas situações já foram registradas no município em que o criminoso se passa por advogado e como tem processos com valores a receber, o morador acaba acreditando que seja realmente do escritório de advocacia.
Na conversa, o golpista pede para o cliente acessar o aplicativo, dizendo que é para receber o valor e induzem a pessoa a fazer o pix. Na hora, por conta da empolgação, a vítima nem desconfia e quando vem descobrir já é tarde.
À medida que a transferência é realizada, dificilmente é possível recuperar o dinheiro.
Outra ferramenta utilizada é o golpe do link. Nesse caso, o criminoso envia um link para o celular da vítima, a pessoa clica e os fraudadores têm acesso ao aplicativo do cliente.
“Realmente nessa época esses golpes aumentam consideravelmente. A principal orientação que a gente passa para a população é que antes de fornecer qualquer tipo de informação se certifique da origem do telefonema. Entre em contato com os canais oficiais. Normalmente os bancos não costumam entrar em contato. Às vezes, as operadoras de cartão de crédito entram, mas elas não saem pedindo os dados como os golpistas costumam fazer. Essa questão dos falsos advogados, não repassem nenhuma informação, não façam depósitos bancários. Não cliquem em links, pois às vezes o golpista passa a ter acesso ao celular”, destacou a delegada Rivânia Franklin, de Sena Madureira.
Geralmente, os golpistas são oriundos de outros Estados, fator que dificulta ainda mais suas prisões e a recuperação do dinheiro depositado.

