Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Grave! Operação resgata 44 indígenas em condições análogas à escravidão
  • Após acusação de comentário racista em chat de debate da Ufac, professora se retrata: “Fui infeliz”
  • Bolsonaro segue na UTI e apresenta piora na função renal, diz boletim médico
  • Alerta INMET chuva: Tempestade atinge 4 estados hoje (14)
  • PM intensifica combate ao tráfico e apreende mais de 2 kg de cocaína em Cruzeiro do Sul
  • Deracre discute convênio com Exército para concluir pista em Santa Rosa
  • Reajuste no diesel entra em vigor neste sábado após anúncio da Petrobras
  • Sábado no Acre terá calor, sol entre nuvens e chuvas passageiras; máximas chegam a 34°C
  • Em sete dias, operação ambiental aplica mais de R$ 3 milhões em multas por desmatamento no Acre
  • Imposto de Renda 2026: Prazo começa segunda; veja regras (16)
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, março 15
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

Dinamarca condena ameaças de Trump de anexar Groenlândia

Por Redação Juruá em Tempo.5 de janeiro de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, exigiu neste domingo (04/01) do governo dos Estados Unidos que pare com as ameaças contra um aliado por causa da Groenlândia.

“Devo dizê-lo muito claramente: É absolutamente absurdo dizer que os Estados Unidos devem assumir o controle da Groenlândia”, afirmou Frederiksen.

Também o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens Frederik Nielssen, disse que chegou a hora de o presidente Donald Trump parar com as pressões sobre a anexação da região autônoma dinamarquesa no Ártico.

“Basta! Chega de pressões. Chega de insinuações. Chega de fantasias de anexação. Estamos abertos ao diálogo. Estamos abertos a discussões. Mas isso deve ser feito através dos canais adequados e conforme o direito internacional”, afirmou Nielssen.

Intervenção na Venezuela eleva temores

Em entrevista por telefone neste domingo à revista americana The Atlantic, Trump reafirmou a vontade de anexar a Groenlândia, que é um território da Dinamarca. “Precisamos da Groenlândia, com certeza”, disse, descrevendo a ilha como “rodeada de navios russos e chineses”.

A intervenção militar dos EUA na Venezuela, no sábado passado, evidenciou o interesse de Trump pelos vastos recursos petrolíferos do país sul-americano e reacendeu os receios na Europa em relação à Groenlândia, que é cobiçada pelo presidente americano devido aos seus recursos minerais e sua localização estratégica.

Trump afirmou que os Estados Unidos agora “governarão” a Venezuela indefinidamente e explorarão suas enormes reservas de petróleo.

Questionado pela The Atlantic sobre as implicações da operação militar na Venezuela para a Groenlândia, que é rica em minerais, Trump disse que caberia a outros decidir. “Eles terão que avaliar por si mesmos. Eu realmente não sei”, respondeu Trump, segundo a publicação.

“Mas precisamos da Groenlândia, com certeza. Precisamos dela para a defesa”, acrescentou.

Desde que retornou à Casa Branca, em janeiro de 2025, Trump retomou uma ideia de seu primeiro mandato de obter o controle da ilha, sem descartar o uso da força, o que estremeceu as relações entre os Estados Unidos e a Dinamarca, que são aliados na Otan.

(Lusa, Efe, AFP)

Por: Deutsche Welle.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.