Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Polícia Militar presta esclarecimentos sobre ação policial que viralizou nas redes sociais em Cruzeiro do Sul
  • Padre Fábio de Melo é confirmado como atração da Expoacre Juruá
  • Cruzeiro do Sul abre edital de credenciamento para artistas locais
  • Morada é confirmada como atração da Noite Gospel da ExpoAcre Juruá 2026
  • Tierry é confirmado como atração da ExpoAcre Juruá 2026
  • Em audiência de conciliação, Estado não entra em acordo com construtora da ponte Frei Paolino
  • TCE multa prefeito de Marechal por atraso no cadastro de contratos públicos
  • Jovem fica gravemente ferido após colisão entre carro e motocicleta
  • Homem é ferido a facada após discussão em via pública no interior do Acre
  • Após desabamento de ponte no Acre, ministro diz que mudanças climáticas exigem revisão de obras na Amazônia
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, junho 11
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Indígena do Acre e gaúcha se casam e contam que união foi um “encontro espiritual”

Por Redação Juruá em Tempo.17 de fevereiro de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Um indígena do povo Huni Kuin, nascido no Acre, e uma terapeuta gaúcha decidiram compartilhar nas redes sociais a história do relacionamento marcado por diferenças culturais, espirituais e geográficas. No vídeo publicado pelo casal, eles definem a união como um “encontro espiritual”.

Txana Nane Kaya, que nasceu na aldeia Glória de Deus, no Acre, conta que o relacionamento vai além das aparências que costumam chamar atenção das pessoas. Ao lado da companheira Carolina Zago, ele afirma que muitos enxergam apenas contrastes externos.

“Às vezes as pessoas só enxergam duas culturas completamente diferentes, duas cores de peles diferentes, dois formatos de corpos diferentes, mas não enxergam aquilo que realmente nos uniu. Para nós não foi um encontro comum, foi espiritual que nos uniu. O nosso amor atravessou fronteiras para existir”, disse no vídeo.

Carolina, que cresceu no Rio Grande do Sul, também destacou que o relacionamento envolve aprendizado diário e troca cultural constante. “Amar alguém que tem outra cultura é uma escolha, aprender algo novo todo dia”, afirmou.

Nas redes sociais, ela escreveu que, apesar das diferenças, os dois se veem como parte um do outro e compartilham o mesmo propósito. Segundo o relato, ambos atuam com práticas voltadas à espiritualidade e terapias alternativas.

Txana trabalha com rezos tradicionais do povo Huni Kuin e com medicinas da floresta, como ayahuasca, rapé, kambô e sananga, conduzindo rituais que, segundo ele, são guiados pelo respeito às tradições ancestrais.

Já Carolina atua com terapias alternativas, como constelação familiar, mesas radiônicas, tarot e rituais com cacau, voltados ao autoconhecimento e à cura emocional.

No texto publicado, ela afirmou que a decisão de tornar a história pública partiu do desejo do casal de apresentar às pessoas o trabalho espiritual que desenvolvem. “Hoje nós dois sentimos em nossos corações de compartilhar a nossa história para que mais pessoas possam conhecer as forças de cura que trazemos com o nosso servir”, escreveu.

O casal encerra a mensagem com a expressão “Haux Haux”, saudação tradicional utilizada por povos indígenas amazônicos.

Por: Contilnet.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.