O monitoramento epidemiológico das síndromes respiratórias no Acre identificou a circulação de diferentes vírus respiratórios no início de 2026. Entre os agentes mais frequentes estão Influenza A, rinovírus e vírus sincicial respiratório (VSR), presentes tanto em atendimentos ambulatoriais quanto em internações, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Nos atendimentos por síndrome gripal nas unidades sentinelas, os resultados laboratoriais indicam principalmente a presença de Influenza A, incluindo o subtipo H1N1 e cepas não subtipadas, além do rinovírus entre os vírus mais detectados nos pacientes monitorados.
Entre os casos hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram identificados diferentes agentes virais. Entre eles estão Influenza A, VSR, rinovírus, metapneumovírus, adenovírus, parainfluenza e Sars-CoV-2, associados a diagnósticos como pneumonia, bronquite e bronquiolite.
O boletim também destaca que a vigilância epidemiológica realiza coleta de amostras e exames laboratoriais para identificar os vírus em circulação. O trabalho conta com apoio do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e de laboratórios de referência. Esse monitoramento permite acompanhar a dinâmica das infecções respiratórias e orientar medidas de prevenção e controle.

