Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Com US$ 3,13 milhões, Brasiléia é o município com maior índice de exportações no Acre
  • DNIT libera trecho com macadame na Estrada do Aeroporto, em Rio Branco
  • Instagram, Facebook e WhatsApp apresentam falhas nesta terça-feira (23/6)
  • Família busca transferência urgente de paciente com quadro neurológico grave em Cruzeiro do Sul
  • Cruzeiro do Sul registra 6 dos 10 casos de meningite no Acre em 2026
  • Padrasto é preso após condenação por estupro de criança no Acre
  • Cadela espera dono falecido há três meses na porta do Hospital do Juruá
  • Estudo identifica propriedades antioxidantes em feijões do Acre e conquista prêmio internacional
  • Rio Branco proíbe tatuagens e piercings em animais para fins estéticos
  • Tarauacá: Idaf investiga morte de bovinos e casos com sintomas neurológicos em propriedades
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, junho 24
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

Senado aprova criação da Universidade Federal Indígena

Por Redação Juruá em Tempo.15 de abril de 20263 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (15), o projeto de lei 6.132/2025, que cria a Universidade Federal Indígena (Unind). A proposta, que já havia passado pela Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do relator, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), e segue agora para votação no plenário.

Em seu relatório, Braga destacou que a Unind terá sede em Brasília, mas sua estrutura será multicêntrica, com campi distribuídos por diversas regiões do país para atender às especificidades dos povos indígenas. Braga, que representa o estado com a maior população indígena e a de maior diversidade étnica do Brasil, reforçou a importância de unir saberes ancestrais à ciência formal.

“Eu defendo fervorosamente que tenhamos uma universidade indígena multicampi para levar conhecimento, progresso e prosperidade aos povos indígenas. Lutamos tanto tempo para demarcarmos as terras indígenas. E o que mudou na vida dos povos indígenas? Pouco ou quase nada”, destacou o senador Braga.

Em seu relatório, Braga ressaltou a importância da proposta. “O projeto rompe com a antiga concepção de integração unilateral e reconhece o direito a uma educação superior intercultural e diferenciada”, afirmou o relator em seu parecer.

O senador do Amazonas relembrou do período em que governou o seu Estado e implantou as cotas para a população indígena. “Quando fui governador do Amazonas, o Estado foi o primeiro a criar cotas indígenas para uma universidade estadual”, disse.

O senador citou que parte desses profissionais indígenas recém-formados costuma retornar para suas regiões e ajudar no desenvolvimento regional. “Já tivemos experiências maravilhosas na formação de médicos indígenas, advogados, professores, pedagogos e engenheiros. E estes voltam, dia de regra, para suas regiões, para multiplicar conhecimento, modificar o cenário de desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental”.

Um dos pontos do relatório aprovado é a exigência de que os cargos de reitor e vice-reitor sejam ocupados obrigatoriamente por docentes indígenas. Além disso, a universidade terá autonomia para estabelecer processos seletivos próprios, garantindo um percentual mínimo de vagas para estudantes indígenas.

A previsão é que as atividades acadêmicas iniciem em 2027, com a oferta inicial de dez cursos de graduação focados em áreas como:

– Gestão territorial e ambiental;
– Saúde coletiva indígena;
– Formação de professores e gestão educacional.

A meta institucional é atender cerca de 2,8 mil alunos nos primeiros quatro anos de funcionamento.

O relatório de Eduardo Braga fundamentou-se nos dados do Censo de 2022, que apontou um crescimento de 88,8% na população indígena brasileira na última década. Segundo o senador, a Unind é uma resposta necessária para reduzir os índices de abandono escolar no nível superior, causados por barreiras geográficas, econômicas e culturais.

Por: Assessoria.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.