Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Adolescente é apreendido com drogas em lata de pipa
  • Casamento Coletivo reúne 300 casais na Expoacre Juruá
  • Festival infantil alegra milhares de crianças na Expoacre Juruá
  • Opera Acre prevê mais de 145 cirurgias eletivas neste fim de semana
  • Assalto a loja mobiliza Polícia Militar e termina com suspeito preso em Cruzeiro do Sul
  • Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões neste sábado
  • Bocalom assume compromisso de construir ponte entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves
  • No Acre, Riachuelo cobra seguros não contratados de cliente e justiça ordena devolução em dobro
  • Lei que prevê indenização de R$100 mil a familiares de vítimas fatais do ataque no Instituto São José é sancionada
  • Sábado será de tempo firme e noite fria em todo o Acre; Rio Branco pode registrar mínima de 14ºC
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, julho 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Defesa de ‘Débora do Batom’ pede ao STF redução da pena com base no PL da Dosimetria

Por Redação Juruá em Tempo.3 de maio de 20263 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A defesa da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, conhecida como “Débora do Batom” e condenada a 14 anos de prisão por pichar a estátua da Justiça nos ataques de 8 de janeiro de 2023, protocolou um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira, 1º, visando à redução de sua pena. A ação se baseia na recente aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria pelo Congresso Nacional, que abre caminho para diminuições de sentenças em crimes contra a democracia.

O que aconteceu

  • A defesa de Débora do Batom busca redução de pena no STF com base no PL da Dosimetria.
  • O Projeto de Lei da Dosimetria, após ter veto presidencial derrubado, propõe a diminuição de sentenças por crimes contra a democracia.
  • A nova lei ainda não está em vigor, mas pode beneficiar outros condenados pelos atos antidemocráticos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Quais crimes resultaram na condenação de Débora?

Débora Rodrigues dos Santos foi condenada por diversos crimes relacionados aos ataques de 8 de janeiro de 2023. Entre as acusações que levaram à sua sentença, estão abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

As investigações apontaram que a cabeleireira pichou a frase “Perdeu, mané” com um batom na estátua da Justiça, localizada em frente à sede do STF, durante os atos antidemocráticos. Débora está cumprindo prisão domiciliar desde março de 2025.

O que o PL da Dosimetria significa para os réus?

No pedido encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, os advogados de “Débora do Batom” argumentam que a lei penal mais benéfica retroage para beneficiar o réu, um princípio fundamental do direito penal brasileiro. O Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional e que teve o veto presidencial derrubado, visa justamente a readequar as penas para crimes contra a democracia.

É importante ressaltar que a legislação ainda não está oficialmente em vigor. Para isso, precisa ser promulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, mesmo após a promulgação, partidos políticos ou a Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda podem questionar a constitucionalidade da norma perante o STF.

Quando a lei passar a vigorar, o benefício não será automático. Réus condenados pelos atos antidemocráticos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, poderão solicitar a readequação de suas penas diretamente ao Supremo Tribunal Federal. A medida pode impactar significativamente os processos em andamento ou já finalizados relacionados aos eventos de 8 de janeiro.

Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.