Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Investigado por homicídio que fugiu de fórum se entrega e alega “fobia de algemas”
  • Homem tenta fugir de criminosos, mas é perseguido e executado
  • Adolescente indígena em estado grave é transferida de Eirunepé para Manaus
  • ‘Sequestramos sua mãe’: influencer grava tentativa de golpe e faz alerta
  • Motociclista sorri em cirurgia após ter pescoço cortado por cerol; veja vídeo
  • Pai é preso por abuso sexual contra filha de 5 anos
  • Cruzeirense Maikon Silva conquista o título de Mister Acre e representará o estado na etapa nacional
  • Casal de idosos com problemas respiratórios pede ajuda para reabrigar mais de 120 gatos em Mâncio Lima
  • Deputado cobra explicações após queda de ponte no Acre e cita obra da mesma construtora no Sul
  • Malária cai 64% no Vale do Juruá e registra menor número de casos dos últimos anos
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, junho 8
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Acre alcança 100% de adesão à política nacional de educação especial inclusiva

Por Redação Juruá em Tempo.8 de junho de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Acre está entre os estados brasileiros que atingiram 100% de adesão dos municípios à Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (Pneei), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de estudantes com deficiência, autistas e com altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

De acordo com dados divulgados pelo MEC nesta segunda-feira (8), todos os municípios acreanos confirmaram participação na política, colocando o estado ao lado do Distrito Federal e de Roraima como os únicos entes federativos a alcançarem adesão total até o encerramento do prazo.

O resultado destaca o compromisso das redes municipais acreanas com a construção de um sistema educacional mais inclusivo. Nacionalmente, a região Nordeste lidera em número de adesões, com 95,26% dos municípios participantes. Entre os estados, o Acre aparece no topo do ranking, seguido por Ceará (99,46%), Bahia (96,88%) e Amazonas (96,77%).

A Política Nacional de Educação Especial Inclusiva tem como objetivo assegurar educação de qualidade em condições de igualdade para estudantes da educação especial. A proposta prevê que esses alunos sejam atendidos prioritariamente em classes e escolas comuns, com acesso aos recursos, serviços e apoios necessários para seu desenvolvimento.

Desde 2023, o MEC já destinou R$ 1,2 bilhão para ações voltadas ao fortalecimento da educação especial inclusiva em todo o país. Os investimentos contemplam o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Equidade), a implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, a estruturação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e programas de formação continuada para profissionais da educação.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.