Com a chegada do inverno marcada para o próximo dia 21 de junho, muitos acreanos aguardam a tradicional friagem. No entanto, a última semana do outono será marcada por calor, noites amenas e chuvas pontuais em todo o estado, segundo previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale.
De acordo com Friale, não há previsão de incursão de ar frio de origem polar no Acre pelo menos até o dia 23 de junho. Com isso, as temperaturas permanecerão elevadas durante o período de transição entre as duas estações.
Apesar do calor predominante durante o dia, as noites deverão ser mais agradáveis, especialmente após as 23h, nas regiões leste e sul do estado.
Máximas de até 34°C
A previsão indica que, a partir de quinta-feira, 18, as temperaturas máximas devem variar entre 31°C e 34°C em todos os municípios acreanos.
As mínimas deverão oscilar entre 20°C e 23°C em Rio Branco e nos municípios dos vales dos rios Acre e Iaco. Já no centro do estado e no Vale do Juruá, os termômetros devem registrar entre 21°C e 24°C durante as primeiras horas do dia.
Chuvas podem ser fortes em pontos isolados
Mesmo com o predomínio do tempo quente, há previsão de chuvas pontuais em todas as regiões do Acre.
Segundo Davi Friale, as precipitações poderão ser fortes em áreas isoladas de qualquer município acreano, especialmente durante o período da tarde e da noite.
A umidade relativa do ar deverá variar entre 40% e 55% nas regiões leste e sul do estado durante as tardes. Nas demais áreas acreanas, os índices devem ficar entre 50% e 65%.
Ventos do norte
Os ventos passarão a soprar predominantemente da direção norte, com variações de noroeste e nordeste, em todos os municípios do estado a partir de quinta-feira, 18.
Com a ausência de massas de ar polar nos próximos dias, o Acre deve encerrar o outono sob influência de temperaturas elevadas, mantendo o padrão típico de calor e pancadas isoladas de chuva antes do início oficial do inverno.

