Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Energisa abre inscrições para curso gratuito de eletricista no Acre; veja como participar
  • Com assinaturas de Márcio Bittar e Sérgio Petecão, Senado avança com ‘PEC da Hora Flexível’ para rebater fim da escala 6×1
  • Mulher morre ao cair de escada de avião no desembarque em Congonhas, em SP
  • CIEE oferece mais de 50 cursos gratuitos com certificado para estudantes no Acre
  • Acre registra 37 mortes por doenças respiratórias graves em 2026; crianças concentram quase metade dos óbitos
  • Reposição bovina no Acre segue entre as mais acessíveis do país
  • STF dá 15 dias para Zema se manifestar em caso de vídeo contra Gilmar Mendes
  • Israel alerta para intrusão de aérea hostil em meio à troca de ataques com Hezbollah
  • Mais importante que os números, Lula interrompeu a tendência de queda
  • Trump quer “eliminar grupos criminosos”, diz porta-voz dos EUA sobre PCC e CV
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, junho 1
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

Trump quer “eliminar grupos criminosos”, diz porta-voz dos EUA sobre PCC e CV

Por Redação Juruá em Tempo.1 de junho de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A poucos dias de entrar em vigor a classificação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas globais, o governo dos Estados Unidos elevou o tom sobre o objetivo da medida.

Em entrevista à CNN Brasil, a porta-voz do Departamento de Estado, Amanda Roberson, afirmou que o presidente Donald Trump pretende utilizar todos os instrumentos disponíveis para combater as duas facções brasileiras.

Segundo ela, o enquadramento faz parte de uma estratégia mais ampla de segurança adotada pela Casa Branca desde o início do novo mandato de Trump.

“O presidente Trump deixou muito claro desde o início do seu mandato que ele vai utilizar todas as ferramentas à nossa disposição para combater esses grupos criminosos que estão atuando na nossa região e para proteger a segurança dos Estados Unidos”, declarou Roberson à CNN Brasil.

A representante do Departamento de Estado foi além ao descrever o objetivo da política americana. “O presidente Trump está atuando para eliminar estes grupos”, afirmou.

As declarações ocorrem poucos dias após Washington anunciar oficialmente a inclusão do PCC e do Comando Vermelho na lista de organizações terroristas globais especialmente designadas. A decisão foi divulgada pelo Departamento de Estado na última quinta-feira (28) e passa a produzir efeitos a partir de 5 de junho.

O que muda com a classificação

A designação amplia significativamente os instrumentos disponíveis às autoridades americanas para agir contra indivíduos, empresas e organizações que mantenham relações financeiras ou operacionais com os grupos enquadrados.

Na prática, o governo dos EUA poderá bloquear ativos vinculados às facções sob jurisdição americana, restringir transações financeiras e impor sanções a pessoas físicas e jurídicas que forneçam apoio material aos grupos.

A medida também gera preocupações em autoridades brasileiras e no setor financeiro, já que a legislação americana prevê alcance extraterritorial em determinadas situações. Isso significa que bancos, empresas e instituições estrangeiras podem ser alvo de investigações ou restrições caso sejam identificadas relações com atividades ligadas às organizações sancionadas.

Por: InfoMoney.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.