Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Queimadas na Amazônia aumentam em 23% as internações por causas respiratórias, mostra estudo
  • A resistência de Carlos Bolsonaro na trégua entre Flávio e Michelle
  • Justiça mantém condenação de Sikêra Jr. por falas homofóbicas na TV
  • Vidente não prevê acidente e sofre queimaduras após explosão de carregador
  • Imagens fortes: feto é encontrado dentro de caixa de papelão; polícia investiga
  • Caiado diz que Lula cogita fugir de debates e provoca: “Te espero lá”
  • VÍDEO: dono flagra venda de drogas em bar, tira satisfação e morre com tiros
  • Homem é espancado a pauladas por vizinho por causa de dívida de R$ 1,2 mil
  • Mulher contrai parasita da ‘diarreia explosiva’ durante a lua de mel
  • “Democracia está no povo, não em palácios”, diz Cármen Lúcia ao lançar livro
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, julho 24
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»CONFIRA AQUI

Mais de 20 mil casos e 25 mortes nas Américas colocam Acre em alerta contra o sarampo

Por Redação Juruá em Tempo.24 de julho de 20263 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) colocou toda a rede estadual de saúde em estado de alerta para o risco de reintrodução do sarampo no Estado. A medida foi oficializada por meio de notas técnicas publicadas na última quinta-feira (23), que estabelecem novos protocolos para identificação, atendimento, isolamento, notificação e investigação de casos suspeitos da doença diante do avanço da circulação do vírus em países vizinhos, especialmente o Peru.

Os documentos destacam que o Acre possui uma condição de vulnerabilidade por fazer fronteira internacional e manter intenso fluxo de pessoas com o Peru e a Bolívia. Em razão desse cenário, a Sesacre orienta que qualquer paciente que apresente febre e exantema (manchas avermelhadas pelo corpo) acompanhados de sintomas como tosse, coriza ou conjuntivite seja tratado inicialmente como caso suspeito até a conclusão da investigação epidemiológica.

Embora o Brasil tenha recuperado, em novembro de 2024, o certificado de país livre do sarampo, a Secretaria alerta que a ameaça de reintrodução da doença permanece porque o vírus continua circulando em diversos países das Américas. Conforme a nota técnica, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualizados até junho de 2026, registram 20.521 casos confirmados de sarampo e 25 mortes na região, situação que levou o governo acreano a reforçar a vigilância epidemiológica.

As novas orientações determinam que as unidades de saúde façam a identificação precoce dos pacientes com sintomas compatíveis, realizem o isolamento imediato dos casos suspeitos para reduzir o risco de transmissão, efetuem a notificação compulsória em até 24 horas e providenciem a coleta de amostras para confirmação laboratorial. Também deverão ser investigados todos os contatos próximos do paciente, com verificação da situação vacinal e adoção das medidas de bloqueio quando necessário.

Como parte das ações de prevenção, o Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen/AC) também publicou uma nota técnica reforçando os procedimentos para coleta, acondicionamento e envio de amostras de pacientes suspeitos. O documento destaca que a rapidez no diagnóstico laboratorial é fundamental para detectar precocemente casos importados, impedir a formação de surtos e monitorar a circulação viral, sobretudo em um estado de fronteira como o Acre.

A Sesacre ressalta ainda que o ressurgimento do sarampo nas Américas está relacionado, entre outros fatores, à queda das coberturas vacinais observada nos últimos anos. Segundo a nota técnica, essa redução favoreceu a reintrodução e a disseminação do vírus em diferentes países, mesmo após os avanços alcançados no controle da doença. Diante desse cenário, a orientação é para que a população mantenha o esquema vacinal atualizado e procure imediatamente uma unidade de saúde caso apresente sintomas compatíveis com sarampo, principalmente se tiver realizado viagens internacionais ou mantido contato com pessoas vindas de áreas onde há circulação do vírus.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.