30.4 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Seis escolas de ensino fundamental no Acre tiveram a melhor evolução no Ideb na última década, diz MEC

Por

- Publicidade -

O Acre tem seis escolas de ensino fundamental da rede pública com a melhor evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007 a 2017. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (3).

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).

As seis escolas com melhor evolução ficaram acima da meta do Ideb prevista pelo governo federal em 2017. Ao todo, três instituições lecionam os anos iniciais do ensino fundamental e as outras três os anos finais do ensino fundamental. Três são mantidas pela rede pública estadual e as outras três pelos municípios.

Cinco das escolas são do interior e ficam nas cidades de Manoel Urbano, Brasileia, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo. Somente uma escola de Rio Branco, capital acreana, apresentou um dos maiores índices de crescimento no Ideb no Acre na última década.

Trabalho em equipe

Ao G1, a coordenadora de ensino da escola Maria Das Gracas Alves Da Rocha, Silvia Melo, destacou que a unidade ficou entre as que tiveram a melhor evolução devido a parceria entre os professores e coordenação.

O Ideb 2017 da escola foi de 6 pontos e a meta era 4. Para a coordenadora, o projeto “Viajando na Leitura” foi um dos destaque da instituição por trabalhar a leitura e interpretação de texto.

Além disso, Silvia destaca os grupos de estudo e acompanhamento evolutivo da escrita e leitura dos alunos.

“Esse conjunto de ações junto com o empenho e dedicação de todos faz com que a gente tenha esse resultado positivo. O comprometimento com os projetos e ações da escola é o mais importante”, afirma.

- Publicidade -
Copiar