32.2 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Pesquisadores da USP começam a testar vacina contra Covid-19

Por

- Publicidade -

Pesquisadores do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) começaram a testar, em camundongos, uma vacina contra a Covid-19.

A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O estudo tem como objetivo identificar um imunizante capaz de produzir uma resposta rápida e duradoura no sistema imunológicos dos animais.

Gustavo Cabral, pesquisador responsável pelo projeto, disse à Agência Fapesp, que três formulações estão sendo testadas e, além disso, há outras doses em desenvolvimento.

Para desenvolvimento das doses, partículas semelhantes ao vírus (Sars-CoV-2) foram utilizadas e, por isso, são reconhecidas pelas células do sistema imune.

Além disso, a dose recebeu antígenos – substâncias que são responsáveis por estimular o sistema imune a produzir anticorpos.

Testes

Com a aplicação das vacinas em camundongos, a cada semana, será colhida uma amostra do plasmas destes animais para analisar a produção de anticorpos.

Este processos será realizado por meses e, após acompanhamento, será possível identificar qual formulação de vacina será capaz de neutralizar o vírus.

Com a descoberta da melhor formulação, a vacina será aplicada em camundongos transgênicos, que carregam o receptor da células humanas, para observar por quanto tempo a vacina funciona e se é segura para testar em humanos.

Os pesquisadores envolvidos estimam que os testes sejam concluídos até o final deste ano.

Com informações ‘CNN Brasil’.

- Publicidade -
Copiar