Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Zequinha e Mailza lideram ações de socorro às famílias na 3ª maior enchente de Cruzeiro do Sul
  • Em Cruzeiro do Sul, corpo é encontrado boiando em igarapé
  • Vídeo: Confusão entre mulheres é registrada durante o show da cantora Joelma em Cruzeiro do Sul
  • Em Cruzeiro do Sul, menino de 10 anos usa tampa de caixa d’água como canoa para ajudar no sustento da família
  • Acre terá fim de semana quente e abafado antes da chegada de onda de frio polar, diz Friale
  • No Acre, rede de supermercados antecipa debate nacional e testa escala 5×2: “decidimos não esperar”
  • Natanzinho Lima é atração confirmada na Expoacre Juruá 2026
  • Mulher é brutalmente agredida como forma de “disciplina” em distribuidora de Rio Branco
  • Facção sequestra e executa rival após manter mãe e filha reféns em Rio Branco
  • Fã de Porto Walter vence competição de dança com Joelma em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, maio 1
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Geral

Sem a presença de Bolsonaro e conflitos, grupos pró e contra o governo dividem Brasília

Por Redação Juruá em Tempo.7 de junho de 20204 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Grupos contra e a favor do governo Jair Bolsonaro (sem partido) dividiram hoje a Esplanada dos Ministérios em Brasília. Os protestos aconteceram ao mesmo tempo, e policiais militares fizeram um cordão no gramado para separar os movimentos. Os atos começaram por volta das 9h30 e se dispersaram a partir das 11h30. Não há registros de conflitos. É o primeiro domingo com atos contra Bolsonaro na cidade, com diversas pautas, como a democracia e o antirracismo.

Em uma Esplanada dos Ministérios dividida com um cordão formado por grades e policiais militares, com a Praça dos Três Poderes bloqueada, os manifestantes contra o governo carregaram faixas com dizeres como “Fora, Bolsonaro fascista” e “antirracismo”.

A pauta do movimento internacional “Vidas Negras Importam”, que começou após a morte de George Floyd nos Estados Unidos, foi uma das principais causas defendidas. Também houve presença de membros de torcidas organizadas de futebol, como a do Corinthians.

Manifestantes que trabalham no Sistema Único de Saúde carregaram cruzes para homenagear outros enfermeiros e médicos que morreram de covid-19 trabalhando na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Alguns integrantes do movimento negro deitaram no chão, próximo ao cordão de isolamento montado pela polícia.

Captura de Tela 2020 06 07 às 14.08.45

Por imagens aéreas da manifestação era possível identificar um número maior de manifestantes contrários ao governo do que de apoiadores. Os manifestantes pró-Bolsonaro tinham um trio elétrico e bandeiras pela “liberdade”, “família”, e “intervenção cívico militar”.

O presidente não participou dos protestos como tem feito nos últimos domingos. Por volta de meio-dia, saiu do Palácio da Alvorada e, sem máscara, cumprimentou apoiadores que estavam do lado de fora. Após 20 minutos, retornou à residência oficial.

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, acompanhou o ato nas proximidades do Congresso. O GSI não informou o motivo da presença de Heleno. Em uma rede social, ele disse que foi ao ato agradecer integrantes das Forças de Segurança em um ato de “camaradagem”.

“Fui à Esplanada dos Ministérios agradecer aos integrantes das F Seg [Forças de Segurança], pelo trabalho abnegado e competente que realizam, em prol de manifestações pacíficas. É atitude de camaradagem, comum entre nós, militares”, escreveu Heleno em seu Twitter.

Captura de Tela 2020 06 07 às 14.08.25

Os protestos contrariam as determinações do governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), que proíbem manifestações e aglomerações. Entre os atos, está a proibição de aglomeração e o uso obrigatório de máscaras.

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados ontem, no DF são 208 mortes relacionadas ao novo coronavírus. No país são 35.930 óbitos pelo Covid-19.

A maior parte dos manifestantes nos atos usava máscaras, mas contrariavam as orientações de aglomeração.

Pela manhã houve atos a favor do governo no Rio de Janeiro. Havia pedidos de “intervenção popular”. Na capital paulista, torcidas organizadas e movimentos sociais marcaram para hoje à tarde um ato pela democracia. No domingo passado, houve conflito com a Polícia Militar.

Percurso

Em Brasília, o grupo contra o governo seguiu pela esplanada até as proximidades do Senado Federal e do Ministério da Justiça, depois voltou até o ponto inicial do ato, na Biblioteca Nacional, no Eixo Monumental.

A PM (Polícia Militar) do Distrito Federal não informou o número de manifestantes e o efetivo policial utilizado na operação. Segundo a assessoria de comunicação da corporação informou ao UOL, há bloqueio nas laterais do Congresso, de forma a bloquear o acesso dos grupos à Praça dos Três Poderes, onde fica o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal).

Captura de Tela 2020 06 07 às 14.08.07

Apesar disso, um grupo de apoiadores do presidente se concentrou em frente ao Palácio do Planalto.

Um contingente de 300 policiais da Força Nacional de Segurança Pública ficou de prontidão na Esplanada. No entanto, não foram registrados confrontos e os agentes não precisaram entrar em ação.

Segundo o porta-voz da PM, Major Michello Bueno, em entrevista à CNN Brasil, ambos os grupos passaram por revistas. “Foram apreendidos um tipo de foguete, uma madeira bem grande, e duas máquinas dessas de choque, que utilizam para proteção pessoal”, disse.

Nos últimos meses é recorrente a presença de manifestantes pró governo em Brasília, aos domingos. O presidente Jair Bolsonaro costuma acompanhar os eventos e descumpre orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e decreto do DF sobre a obrigatoriedade do uso de máscara. Na última semana, ele desestimulou seus apoiadores a irem em atos e criticou movimentos antifascistas.

No último domingo (31), ele montou em um cavalo da PM e desfilou junto aos manifestantes, em frente ao Palácio do Planalto.

*Com Estadão Conteúdo.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.