26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Pico da Covid-19 em Cruzeiro do Sul poderá se prolongar até outubro, aponta estudo

Por

- Publicidade -

O estudo do Centro de Saúde e Desporto do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), que mostra a projeção do avanço da Covid-19 no estado, aponta que o pico da doença no município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, deve ocorrer ainda no começo de julho.

Conforme a pesquisa, lançada em abril deste ano, o pico deve se estender até início de outubro, quando a onda da doença perde força na segunda maior cidade do estado. Para fazer as projeções, os pesquisadores levam em consideração o número de leitos e de pacientes internados.

Cruzeiro do Sul é a segunda com mais pessoas contaminadas no estado acreano. O último boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre) dessa sexta-feira (3) mostrou que o município tem 2.117 pessoas infectadas.

A cidade também aparece em segundo lugar com maior índice de contaminação, com 240 casos para cada 10 mil habitantes. Com 37 mortes, Cruzeiro do Sul tem uma taxa de mortalidade de 1,7%.

A cidade atualmente tem 10 leitos de UTI e 56 leitos clínicos também para atender os casos de Covid-19. Quando lançada a pesquisa, a cidade tinha ao todo 10 leitos e era necessário o aumento de, pelo menos, mais 26 vagas.

No caso dos leitos de UTI, sete estão ocupados e 49 dos 56 leitos clínicos também estão com pacientes internados, segundo último boletim da Sesacre sobre ocupação dos leitos.

O estudo aponta ainda que, caso o município não consiga frear o avanço da doença, as mortes podem chegar a 153 na cidade.

“Se o distanciamento social se elevar para 50% nesse período, as mortes estimadas serão de 89 (72% a menos) pessoas e a necessidade de leitos adicionais de UTI cai de 26 para 14. Se o distanciamento social cair para 30% nesse período o número de mortes estimadas aumenta de 153 para 178 (16%) e o número de leitos de UTI de 26 para 34 (30%)”, pontua o estudo.

Fonte: G1.

- Publicidade -
Copiar