22.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Datafolha: 47% acreditam que Bolsonaro não tem culpa pelas 100 mil mortes no Brasil

Por

- Publicidade -

Para 47% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não tem culpa pelas mais de 100 mil mortes causadas pelo novo coronavírus no país.
É o que mostra uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no final da noite de sexta-feira (14) e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
O levantamento aponta ainda que para 52% dos brasileiros Bolsonaro tem responsabilidade – 11% acreditam que ele é o principal culpado e 41% dizem que é um dos culpados, mas não o principal.

O percentual dos que não atribuem ao presidente responsabilidade pelas mortes é maior entre os que consideram o governo ótimo ou bom (80%) e entre os que votaram nele no segundo turno das eleições (64%).

De forma oposta, entre os que consideram o atual governo ruim ou péssimo, 86% acreditam na responsabilidade parcial ou total do governante pelas mortes. Entre os eleitores de Fernando Haddad (PT) no segundo turno de 2018, 78% apontam que Bolsonaro tem responsabilidade pelas mortes.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 12 de agosto, por telefone celular, com 2.065 adultos de todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Brasil passou a marca de 100 mil mortes dor Covid-19 no dia 8 de agosto, menos de cinco meses após a primeira morte em decorrência da doença no país.
Pesquisa do Datafolha divulgada na manhã de sexta (14) mostra que 37% dos brasileiros consideram o governo de Bolsonaro ótimo ou bom, a melhor avaliação desde o início do mandato. Na sondagem anterior, eram 32%.

A rejeição ao presidente – os eleitores que consideram o governo ruim ou péssimo – caiu de 44% para 34%. Para 27% dos entrevistados, a situação é regular.

CNN

- Publicidade -
Copiar