Rio Branco, Acre, 28 de novembro de 2020

Ex-comandantes do Corpo de Bombeiros são homenageados pelo governo do Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados durante o período de atuação no cargo de comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), dez coronéis da reserva foram homenageados pelo governo do Estado do Acre com a entrega da Medalha de Comando – Coragem e Abnegação, nesta segunda-feira, 26. A honraria foi criada especialmente para enaltecer o trabalho desses profissionais em prol da população.

Em seu pronunciamento, o governador Gladson Cameli destacou a bravura e o comprometimento dos ex-comandantes na brilhante trajetória do Corpo de Bombeiros acreano. Para o gestor, os militares são exemplo e suas valiosas contribuições ajudaram no desenvolvimento do Acre.

“O momento é de muita gratidão da nossa parte a estes ex-comandantes. Eles contribuíram diretamente para o progresso do nosso estado. Cabe a mim, como governador, fazer este reconhecimento e aproveitar a experiência de cada um deles para que possamos aperfeiçoar ainda mais o serviço do Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Antônio Oliveira da Costa estava entre os homenageados. O coronel aposentado se orgulha de ter sido o primeiro bombeiro oficial formado do Acre e, ainda, o primeiro comandante-geral da instituição. Juntamente com seus colegas de farda, o militar enfrentou os grandes desafios dos anos iniciais da corporação.

“Este é um momento em que eu me sinto honrado pela homenagem e reconhecimento do trabalho que, ao longo da história do Corpo de Bombeiros, conseguimos realizar. Fica aqui a minha gratidão ao comandante-geral por esta iniciativa brilhante”, ressaltou.

Outro ex-comandante a receber a condecoração foi o coronel João de Jesus Oliveira da Silva. Ao longo de 32 anos de carreira, o militar prestou seus serviços ao povo acreano. Em 2015, como coordenador da Defesa Civil Estadual, atuou arduamente durante a maior cheia já registrada na bacia do rio Acre em mais de um século.

“Esta homenagem nos coroa com aquela sensação de dever cumprido. Comecei como soldado da Polícia Militar e encerrei como comandante-geral do Corpo de Bombeiros e isso, para mim, é uma honra. É com muita alegria e satisfação que recebemos essa honraria”, pontuou.

Também foram agraciados os seguintes ex-comandantes da corporação: coronel Ricardo Alexandre Fernandes; coronel Edmilson Coutinho de Brito; coronel Anadir Dias de Carvalho Neto; coronel José Sidney de Araújo Silva; coronel José Henrique Barbosa de Albuquerque; coronel Flávio Ferreira Pires; coronel José Alberto Flores da Silva; e o coronel Roney Cunha da Conceição.

“Fico muito feliz pela decisão do governador Gladson Cameli em reconhecer, nesta solenidade de entrega de medalhas, aqueles que tanto contribuíram para o sucesso da nossa instituição. Acredito que estamos no caminho certo e isso se reflete no crescimento da nossa corporação. Tenho certeza que o Corpo de Bombeiros será uma instituição ainda mais forte e presente em todos os rincões do nosso estado”, comentou o atual comandante-geral do CBMAC, coronel Carlos Batista.

Mais homenageados

A solenidade, realizada no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco, foi marcada por diversas homenagens a outras autoridades militares e civis. O chefe do Gabinete Militar, coronel Amarildo Camargo, o procurador-geral do Estado, João Paulo Setti Aguiar, e o subprocurador-geral do Estado, Leonardo Silva Cesário Rosa, receberam a Medalha Imperador Dom Pedro II – Grau III – Grão Oficial.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior, o subcomandante da mesma corporação, coronel Josenildo Acioli Bento, e o comandante do Serviço de Operações da instituição potiguar, major Christiano Wanderley Couceiro Costa foram honrados, respectivamente, com a Medalha Imperador Dom Pedro II – Grau II – Grão Comendador e Grau IV – Grão Cavaleiro.

“Fico muito lisonjeado por receber essa comenda referente a minha contribuição pelo fortalecimento e engrandecimento da corporação, especificamente, no Estado do Acre”, declarou o subcomandante do Corpo de Bombeiros norte-rio-grandense.

No mesmo evento, houve o agraciamento ao comandante-geral do CBMAC, coronel Carlos Batista, ao subcomandante-geral, coronel Charles Santos, e ao ajudante de ordens do comandante-geral, capitão Marcos Coutinho, por meio a Medalha do Mérito Major José Osias da Silva, a mais alta condecoração concedida pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.

A cerimônia contou também com a participação do vice-governador, Major Rocha; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes; do diretor-geral de Polícia Civil, Josemar Portes; do diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Arlenilson Cunha; e familiares dos homenageados.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.