Rio Branco, Acre, 11 de maio de 2021

Policial Penal que colaborou para a tentativa de fuga de presidiários é expulso da corporação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O policial foi acusado de participação na preparação da fuga de trinta presos do Bloco 7 do Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, em junho do ano passado.

Na última quarta-feira (14), o presidente do Instituto Penitenciário (IAPEN), Arlenilson Barbosa Cunha, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do Acre, demitiu o policial penal de Cruzeiro do Sul, Adevanir Silva Gonçalves.

O policial foi demitido por ser acusado de colaborar para o planejamento de fuga de, aproximadamente, trinta presos do Bloco 7, do Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, em junho do ano de 2020.

A fuga dos detentos foi impedida pelas polícias militar, civil e penal. Eles perceberam a movimentação e encontraram dois homens que fariam parte da liderança da facção criminosa Comando Vermelho, do lado de fora do presídio, à espera dos detentos. Para a fuga, seriam usados cinco armas municiadas, grampos para furar pneus dos veículos dos agentes, além de R$ 20 mil; valor encontrado com os homens presos próximos ao Complexo Penitenciário.

Dos dois homens presos próximos ao presídio, um deles, o Bebezão, era conselheiro da facção criminosa. Ele afirmou que as armas e os grampos seriam entregues para os fugitivos.

Na parte interna do presídio, os detentos do Bloco 7 fizerem buracos na parede, interligando três celas. Eles se preparavam para fugir quando foram surpreendidos e impedidos com a chegada dos policias penais.

De acordo com investigações, Adevanir foi apontado como participante ativo do plano de fuga dos presidiários. O policial foi preso enquanto estava de serviço dentro da penitenciária. Toda a ação das polícias civil, militar e penal foi pensada e coordenada pelo Setor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.