28.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Policial Penal que colaborou para a tentativa de fuga de presidiários é expulso da corporação

Por

- Publicidade -

O policial foi acusado de participação na preparação da fuga de trinta presos do Bloco 7 do Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, em junho do ano passado.

Na última quarta-feira (14), o presidente do Instituto Penitenciário (IAPEN), Arlenilson Barbosa Cunha, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do Acre, demitiu o policial penal de Cruzeiro do Sul, Adevanir Silva Gonçalves.

O policial foi demitido por ser acusado de colaborar para o planejamento de fuga de, aproximadamente, trinta presos do Bloco 7, do Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, em junho do ano de 2020.

A fuga dos detentos foi impedida pelas polícias militar, civil e penal. Eles perceberam a movimentação e encontraram dois homens que fariam parte da liderança da facção criminosa Comando Vermelho, do lado de fora do presídio, à espera dos detentos. Para a fuga, seriam usados cinco armas municiadas, grampos para furar pneus dos veículos dos agentes, além de R$ 20 mil; valor encontrado com os homens presos próximos ao Complexo Penitenciário.

Dos dois homens presos próximos ao presídio, um deles, o Bebezão, era conselheiro da facção criminosa. Ele afirmou que as armas e os grampos seriam entregues para os fugitivos.

Na parte interna do presídio, os detentos do Bloco 7 fizerem buracos na parede, interligando três celas. Eles se preparavam para fugir quando foram surpreendidos e impedidos com a chegada dos policias penais.

De acordo com investigações, Adevanir foi apontado como participante ativo do plano de fuga dos presidiários. O policial foi preso enquanto estava de serviço dentro da penitenciária. Toda a ação das polícias civil, militar e penal foi pensada e coordenada pelo Setor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

- Publicidade -
Copiar